Por onde anda a educação? A indagação, para a qual cabem muitas respostas e debates, foi tema de documentário cujo trailer estendido da foi exibido nessa terça-feira, 25, durante reunião de equipe do Centro.

Idealizada por Thiago Belchior (à esquerda na foto), servidor da área de Tecnologia do Caed e mestre em Educação Tecnológica pela Faculdade de Educação da UFMG, a obra reúne depoimentos de envolvidos com o universo de cursos de graduação a distância da Universidade, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). (Assista ao documentário na íntegra, abaixo).

“É um registro de que algo importante para o Caed e para a UFMG”, avaliou Thiago, responsável pela direção e pelo roteiro do documentário. A edição de som e de imagem foram feitas por Ernane Oliveira, servidor da área de audiovisual do Caed e também mestre em Educação Tecnológica pela Faculdade de Educação da UFMG.

Egressos, coordenadores de polos e coordenador da UAB na UFMG foram entrevistados em 2019 e em 2022, nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Araçuaí, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Corinto, Formiga e Campos Gerais.

As falas ressaltam o impacto proporcionado pela oportunidade de fazer um curso superior a distância, gratuitamente e ofertado por uma instituição com o gabarito da UFMG.

“Ter um polo e uma estrutura que possam atender às pessoas que já estão aqui e que vêm de cidades próximas, da vizinhança, era muito importante”, comentou um dos entrevistados, Heveraldo Gonçalves, ex-aluno do polo de Governador Valadares, formado em Ciências Biológicas.

Sessão especial

“Esse é um trabalho muito importante para a visibilidade do trabalho do Caed, do impacto que a educação a distância tem sobre a vida das pessoas, que está além do quantitativo e dos números”, explicou a diretora de EaD, Vilma Lúcia Macagnan Carvalho.

A professora planeja promover uma sessão especial de exibição do documentário para coordenadores e ex-coordenadores de cursos a distância em breve. “Como envolvidos nas ofertas de cursos, eles merecem ver os resultados de sua atuação.”

Foto: Ana Carolina Almeida/Caed UFMG