Entre os dias 5 e 7 de novembro, Thiago Belchior, servidor da Assessoria Tecnológica da DEDD, participou da 25ª edição do Moodle Moot, realizada nos últimos dias 5, 6 e 7, em Natal (RN). O encontro reúne, anualmente, desenvolvedores, educadores e usuários da plataforma, para trocar experiências e compartilhar conhecimentos que contribuam para o aprimoramento do ambiente de aprendizagem.

Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciências da Informação da UFMG e também professor de formações ofertadas pela DEDD, Thiago destaca as reflexões sobre a importância de uma EaD mais humanizada e atenta às particularidades dos alunos, estimuladas pelo encontro. 

Confira o seu relato sobre esta edição do MoodleMoot. 

“O Moodle Moot 2025 me surpreendeu positivamente pelas temáticas que foram além do aspecto técnico, destacando, especialmente em tempos de inteligência artificial, a importância das relações humanas no processo de ensino e aprendizagem na educação a distância e semipresencial.

Na palestra de abertura, Análise de Dados Educacionais e Tutores Híbridos, o professor Alex Sandro Gomes enfatizou o papel essencial do tutor na EaD. Em seguida, Daniel Neis Araújo, da Adapta, apresentou os novos relatórios gráficos disponíveis na versão mais recente do Moodle (ainda não disponível na versão utilizada pela universidade).

Durante a tarde, Renato Araújo, da PUC-Rio, abordou como a Neurociência pode contribuir para a Educação e para o desenvolvimento de cursos no Moodle, inspirando reflexões sobre a criação de uma aprendizagem realmente significativa, ou, como ele mesmo provocou, “como não ser substituído por uma IA na sala de aula.”

Se o primeiro dia foi marcado por palestras centrais, o segundo dia concentrou-se em apresentações de experiências práticas. Pela manhã, acompanhei Produção de E-books e Orientações para Conteudistas, apresentada por Deisiane Bazante, da Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco, e Humanizando nossos AVAs e reduzindo a distância na EaD, de Igor Miranda, da Rede Cidadã. À tarde, destaque para Musicalizando a Experiência: a Percepção Visual como Instrumento Rítmico no Design Educacional, com Rômulo Freitas, também da PUC-Rio.

Essas apresentações trouxeram contribuições valiosas para estratégias de produção de cursos no Moodle.

O segundo dia foi encerrado com a apresentação Inteligência Artificial e Moodle: Plugin SmartEdu, conduzida por Alexandre José de Carvalho Silva, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O recurso propõe o uso da IA como agente facilitador de estudos, capaz de gerar resumos, mapas mentais e questionários. Abrindo novas possibilidades para o uso pedagógico do Moodle.

No terceiro e último dia, assisti à palestra Gamificação e SCORM no Moodle com Level Up: Engajamento, Acessibilidade e Melhores Práticas para Públicos Diversos, ministrada por Roger Humphreys, do SENAI Santa Catarina. Apesar do tema ser instigante, percebi que sua aplicação ainda é limitada na realidade das universidades, pois exige uma equipe mais multidisciplinar.

Também acompanhei Planos de Aprendizagem e Competências no Moodle, apresentada por Thiago Livramento, da Adapta, que demonstrou os avanços dessa funcionalidade na nova versão, especialmente útil para cursos estruturados em percursos formativos.

O Moodle Moot 2025 foi, acima de tudo, uma oportunidade de ampliar horizontes sobre o papel da tecnologia na educação, reafirmando que, mesmo diante das inovações da inteligência artificial, o elemento humano continua sendo o centro do processo educativo. As experiências, ferramentas e reflexões apresentadas inspiram novas possibilidades de aplicação no contexto universitário, apontando para uma EaD mais interativa, sensível e conectada às reais necessidades de aprendizagem dos estudantes.”