Órgão auxiliar da Reitoria será responsável por promover de ações nas áreas

Propor políticas e promover ações de educação a distância e de educação digital na UFMG. Esses são os principais objetivos da Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEDD/UFMG). Criada em abril, como órgão auxiliar da Reitoria, a nova diretoria sucede ao Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG), responsável por apoiar a oferta de cursos na modalidade EaD na Universidade.

“Com a alteração de Centro para Diretoria, ampliamos nosso escopo de atuação, passando a assumir também as ações voltadas à educação digital, conforme as diretrizes da Política Nacional de Educação Digital, instituída no ano passado pelo governo federal”, explica a professora Vilma Lúcia Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, diretora de Educação a Distância  e Educação Digital da UFMG.

Propor discussões para a definição de uma política de Educação a distância e Educação Digital na Universidade é uma das principais metas da DEDD, ao lado da viabilização da oferta de cursos de graduação e de especialização a distância, independente de fomento externo. Atualmente, as formações apoiadas pelo Caed são fomentadas pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES), pela SEE/MG ou por projetos de extensão.

Para alcance desses objetivos, a diretoria reorganizou os setores que compunham o Caed em três grandes divisões, conforme o tipo de apoio prestado: Administrativo, para a gestão interna da unidade e suporte aos cursos; Pedagógico, para o planejamento dos cursos e outros aspectos didáticos envolvidos; e Tecnológico, para auxílio à produção de videoaulas e utilização do ambiente virtual de aprendizagem.

A DEDD também passa a ter um Conselho Consultivo responsável por estabelecer as diretrizes da política de educação a distância e educação e digital, composto por representantes da DEDD, dos programas e projetos vigentes e das Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), de Pós-Graduação (PRPG), de Extensão (ProEx) e de Pesquisa (PRPQ).

“O conselho vai possibilitar a validação das ações da DEDD, que considerarão o impacto da educação a distância e da educação digital sobre o ensino, a pesquisa e a extensão da UFMG. Essa instância de diálogo cria uma via de mão dupla, pela qual poderemos levar as nossas demandas e também ouvir as demandas dessas pró-reitorias”, afirma a diretora da DEDD.

Institucionalização

Outras ações foram reunidas sob o Programa de Institucionalização da Educação a Distância e Educação Digital (PIEADED): a oferta de seis novos cursos com temáticas voltadas à educação digital; o projeto de webinários “Conversas em Rede: Diálogos sobre Educação Digital”, iniciado em maio, com o webinar “Reflexões sobre inteligência artificial na EaD”; a criação do Núcleo de Estudos em Educação a Distância e Educação Digital (NEEDED), cujas reuniões começarão em julho, e a criação do Laboratório de Educação Digital (LED).

A diretoria também planeja propor o desenvolvimento de um sistema que registre todas as atividades de educação a distância e digital promovidas na UFMG e disponibilizar os recursos educacionais no Repositório Institucional da UFMG.

“Reunir todas essas informações pode resultar em maior visibilidade, interna e externa, do conhecimento que temos produzido sobre educação a distância e educação digital. A UFMG sempre teve papel de protagonismo na inovação acadêmica. Agora, temos a oportunidade e todo o apoio do reitorado para assumir esse posto também na educação a distância e educação digital”, projeta Vilma.

Para mais informações, acesse a página da DEDD.