Sistemático – Edição 1775 – 12/03/2020

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


CECOM distribui novos aparelhos do serviço de telefonia móvel

No dia 21 de fevereiro, a empresa Claro encerrou a entrega ao CECOM dos chips e aparelhos celulares do novo contrato.

Eles foram agendados para entrega nos dias 09, 10 e 11/03. Até o momento, somente 50% dos aparelhos foram distribuídos, continuando o restante à disposição para aqueles que não procuraram o CECOM.

A desativação do chip antigo e ativação do chip novo serão feitos pela Claro no dia 13/03/2020, a qualquer hora. Para isto, o chip deverá ser instalado no novo aparelho, mantendo o mesmo ligado nessa data.

A devolução do aparelho antigo e de seus acessórios será feita no mesmo local, ou seja, com Carolina Santos Alves, da DTI/CECOM, no 8o. andar da Reitoria, sala 8007, no horário de 9h30 às 12h e de 13h às 17h,
até o dia 20/03/2020.

Na etapa de distribuição, foi aceito o NO UFMG VIRTUAL recebimento por terceiros, devidamente identificados e autorizados pelos titulares ou diretores. O mesmo se aplica na etapa de devolução dos aparelhos antigos.

A DTI/CECOM sugere a leitura das instruções e a utilização dos seguintes canais de serviço da DTI:

 

DTI, CAED e GIZ implantam novidades no UFMGVirtual

Como resultado de um trabalho colaborativo entre a Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI, o Centro de Apoio à Educação a Distância – CAED e a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – GIZ, foi criado um espaço dedicado à divulgação de informações sobre as atualizações e as funcionalidades do ambiente UFMGVirtual.

Esse espaço tem como objetivo oferecer, ao público docente da universidade, soluções pedagógicas inovadoras que facilitem e promovam a utilização do ambiente UFMGVirtual. Os conteúdos estão organizados em blocos temáticos, sendo um deles destinado ao feedback.

Antes do início de todo semestre letivo serão publicadas, no espaço, as novidades e atualizações do ambiente.

O analista Leonardo Freitas da Silva Pereira, da equipe da DDP, participou desse projeto conjunto.

 

 


Nutanix faz apresentação sobre implantação de hiperconvergência

Foi realizada hoje, dia 12, uma palestra sobre a solução de hiperconvergência da Nutanix, adquirida pelo CECOM no ano passado.

O objetivo foi fornecer aos demais integrantes da Divisão de Infraestrutura de Serviços (DIS) e à diretoria da DTI e do CECOM um overview da solução, seus recursos e suas principais funcionalidades.

A apresentação foi feita por Cristiano Pimenta, da Altasnet, e contou com a participação da equipe da DIS, além dos diretores da DTI, Dorgival Olavo Guedes Neto; do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca; e da Vice Diretora do CECOM, Karina Flaviana Ribeiro. Da equipe da DIS estavam presentes: Márcio da Costa Viana (Diretor), Bruno Gomes de Souza, Emerson Henrique Kfuri Pereira, Felipe Ribeiro de Oliveira, Gladson Otávio Recieri, Leandro Duarte de Assis, Pedro Henrique Begalli Rezende e Wallison Fabiano de Araújo.

 


DRC recebe treinamento sobre OTDR

No dia 04 de março, a DRC – Divisão de Redes de Comunicação recebeu o Engenheiro de Vendas Danilo Teixeira para um mini curso sobre configuração e interpretação dos resultados do equipamento OTDR (Optical time-domain reflectometer) um instrumento opto eletrônico usado para caracterizar uma fibra óptica. Danilo Teixeira é Colaborador da empresa Nextest, ganhadora do pregão no item referente ao equipamento citado.

No mini curso foram apresentados exemplos de testes de cabos ópticos bem como sua correta leitura.

O treinamento, realizado na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, contou com a presença de David Eustáquio da Silva, Edgard Eustáquio Morais, Oséias Geraldo Bessa Viana e Samuel Elias Dutra.

otdr

 

Informativo


Estatísticas de Atendimento de Tickets da Divisão de Atenção ao Cliente

A DAC é responsável por prestar suporte técnico em diferentes plataformas de TI utilizadas pela comunidade universitária por meio do serviço de Helpdesk. Também compete a DAC a especificação de equipamentos e softwares e consultoria nos processos de compras.

Solicitações de serviço podem ser feitas pelo e-mail suporte@ufmg.br, pelo ramal 4009 ou presencialmente na Sala 2040 do Instituto de Ciências Exatas – ICEx.

O Request Tracker – RT – é um software para gerenciamento de solicitações usado pela DAC. Ele permite identificar, acompanhar e documentar todo o processo percorrido para resolução de uma solicitação, bem como a situação em que o mesmo se encontra. No RT, a solicitação é chamada de Tíquete, sendo identificada por uma numeração automática única no sistema.

 

grafico_rt1

 

Em janeiro de 2020 foram criados 999 tickets. Já em fevereiro este número saltou para 1.568, devido, principalmente, ao fato do registro acadêmico ter iniciado no dia 12 deste mês. Isto se deve ao fato de novos alunos demandarem serviços relacionados ao minhaUFMG e ao Moodle.

Em janeiro foram 14 atendimentos presenciais, enquanto que em fevereiro este número aumentou para 156, todos eles para emissão de carta de NIPs, que são números que funcionam como uma senha e são utilizados para obtenção do registro no minhaUFMG.

grafico_rt2

 


Espaço do Conhecimento UFMG divulga atividades gratuitas do final de semana

No próximo fim de semana, dias 14 e 15 de março, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções gratuitas para os visitantes. No sábado, às 14h, um percurso acessível levará visitantes surdos à exposição Mundos Indígenas. No mesmo horário os visitantes também poderão conhecer um pouco sobre o povo indígena Sorielisarb, seus costumes e tradições, em uma atividade voltada para crianças e adolescentes. Em seguida, às 16h, um clubinho de leitura celebrará o Dia Mundial da Poesia com um sarau de versos infantis. O dia terminará às 18h15, com 3, 2, 1… Lançar Foguete!, que proporcionará aos visitantes uma simulação de um programa espacial. No domingo, às 15h, o público infantil aprenderá sobre os povos indígenas em uma divertida brincadeira.
Sábado com Libras – Visita pela Exposição Mundos Indígenas. No sábado, às 14h, quem se comunica por Língua Brasileira de Sinais poderá visitar a exposição Mundos Indígenas na companhia da intérprete de Libras Dinalva Andrade. Os visitantes irão aprender mais a fundo sobre cinco povos indígenas brasileiros: Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Pataxoop e Tikmi’in, por meio de um percurso pela mostra em cartaz no museu. A visita pela exposição Mundos Indígenas é gratuita e tem classificação livre.

A exposição foi elaborada a partir de conceitos propostos por curadores indígenas e conta com ilustrações, gravuras, animações, além de exibir objetos e artefatos como máscaras, cerâmicas e cestarias que fazem parte do dia a dia e da rotina desses povos.

Desde 2015, o projeto Sábado com Libras une pessoas fluentes em Língua de Sinais e estudiosos do idioma para encontros e trocas no Espaço do Conhecimento UFMG.

Os Sorielisarb – quem são os outros? – Nem todo mundo já ouviu falar dos Sorielisarb. Eles estão entre os povos indígenas que vivem no braço direito do Amazonas e no tronco tupi do Rio da Prata e se encontram majoritariamente dentro daquilo que se convencionou chamar de círculo tupi-guarani.

Na atividade Os Sorielisarb – quem são os outros?, crianças e adolescentes a partir dos 10 anos poderão conhecer quem compõe essa comunidade, quais são seus costumes e tradições. A atividade é gratuita, mediante retirada de senha na recepção do museu, e será realizada no sábado, dia 14 de março, também às 14h.

Clubinho de Leitura – sarau de poesias infantis: No dia 21 de março é celebrado o Dia Mundial da Poesia. A data foi criada pela Unesco, em 1999, para celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo. O Espaço do Conhecimento UFMG vai comemorar esse dia lembrando que poesia não é coisa só de adulto!

No Clubinho de leitura: sarau de poesias infantis, a criançada é convidada a falar sobre o seu universo, trazer poesias de autoria própria, ou que despertem seu interesse, e se divertir muito em uma brincadeira com as palavras. A atividade tem classificação livre, é gratuita, e acontecerá no sábado, dia 14 de março, às 16h. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu.

3, 2, 1… Lançar Foguete! – Fazer uma espaçonave sair da órbita terrestre e ir em direção ao universo não é uma tarefa tão simples: requer muitos testes e muito conhecimento. No próximo sábado, 14 de março, às 18h15, a oficina 3, 2, 1… Lançar Foguete!, mostra aos visitantes como funciona um programa espacial, desde a construção até o lançamento de um foguete.

A atividade instigará os visitantes a construir suas próprias naves espaciais com garrafinhas de plástico. A participação é gratuita e recomendada para maiores de
07 anos.

(Des)encaixando – O Espaço do Conhecimento UFMG vai reunir a criançada no próximo domingo, 15 de março, às 15h, em uma oficina sobre a diversidade dos povos indígenas em nosso país. A atividade (Des)encaixando mostrará as singularidades de cinco comunidades nativas – Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Tikmu’un e Pataxó -, desmistificando estereótipos comuns, por meio de quebra-cabeças que serão montados pelas próprias crianças.

A oficina será finalizada com uma contação de histórias sobre os povos representados nos quebra-cabeças. A participação é gratuita e não é necessário se inscrever, basta retirar uma senha na recepção do museu. A duração média é de uma hora e a classificação indicativa é de 5 anos.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Quer conhecer a programação completa do Espaço? São diversas atrações para todas as idades: exposições, oficinas, contações de histórias e muito mais. Todas as informações estão disponíveis no site(https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/) e nas redes sociais(http://www.facebook.com/espacodoconhecimentoufmg/).

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 11/03/2020)

 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIV, no. 09, de 02/03/2000, publicou notícias sobre reativação da conexão ao Serpro, palestra no Conselho de Diretores sobre Software na UFMG: alternativas de uso e responsabilidade administrativa por Márcio Bunte e Carlos Alfeu, doação de impressoras do CECOM,treinamento Lotus Notes, entre outras. A notícia que se destacou foi:

MODERNIZAÇÃO DO BACKBONE DA UFMG

No dia 03 de abril, ocorrerá a abertura do processo licitatório que objetiva a aquisição de novos equipamentos para o backbone da Rede UFMG, que deverá, também, ser modificado.

O processo licitatório, elaborado pelo Gerente de Rede, Fernando Frota Machado de Morais, com o apoio da Administradora Márcia Regina Lemos, está sendo executado com auxílio da Fundep e prevê o investimento de cerca de R$ 500 mil, originários de recursos repassados pela SESU/MEC e recursos próprios da Universidade.

A caracterização técnica do projeto permitirá a adoção de tecnologia GIGA Ethernet no backbone e possibilidade de uso de tecnologia ATM em backbone paralelo com os mesmos equipamentos. O objetivo deste investimento, que também será aplicado para viabilizar um novo cabeamento de fibras óticas, é garantir redundância física da rede, maior segurança quanto a não interrupção dos serviços, maior velocidade de comunicação e ampliação dos serviços, permitindo o tráfego de voz e imagem, além de dados. …

Eventos


Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Guilherme Vítor Neres dos Santos (Cruz Vermelha), no dia 15; Maximiliano Luís Souza Guimarães, no dia 19; e para os ex-ceconianos: Daniele Maria Miranda, Jane Pires Camargo Lemos e Priscila Gonçalves do Nascimento, no dia 13; Gláucia Maria Fantoni, no dia 14; Mônica Ataide Silva, Roberto Márcio Ferreira de Souza e Michelle Fernanda Alves do Carmo, no dia 16; Odilon Gonçalves de Castro, no dia 17; Michele Marie Ribeiro Perpétuo e Rodrigo Torres Assumpção, no dia 18; e Rafael Alves de Souza, no dia 19.

 


Memória Fotográfica do CECOM

No final do mês de novembro/2019, o CECOM se preparou para as festas de final de ano. A ideia, desta vez, para enfeitar o 8o. andar, foi um portal com bolinhas de Natal com os nomes de todos da DTI/CECOM.

A ideia surgiu, mas a preparação do portal e colocação no local deram um pouco de trabalho. Trabalho bom de ser feito!

As fotos são de autoria da Aída.

 

natal