32ª Semana Rosiana – O Bem e o Mal na Obra de Guimarães Rosa – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | 32ª Semana Rosiana – O Bem e o Mal na Obra de Guimarães Rosa

Museu Casa Guimarães Rosa, de Cordisburgo/MG, realiza a 32ª Semana Rosiana, com o apoio do Espaço do Conhecimento UFMG

A edição deste ano será totalmente virtual!

 

Entre os dias 27 de julho e 1º de agosto de 2020, o Museu Casa Guimarães Rosa, localizado em Cordisburgo/ MG, promoverá a 32ª edição da Semana Rosiana. O evento, dedicado a um dos maiores escritores brasileiros do século XX, será realizado virtualmente e a programação contará com palestras, apresentações musicais, podcasts, apresentações do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim  e do Grupo Caminhos do Sertão e mais um série de outros eventos imperdíveis, todos eles em ambiente virtual – através das redes sociais do Museu Casa Guimarães Rosa e do Espaço do Conhecimento UFMG.

 

Tema: O Bem e o Mal na Obra de Guimarães Rosa

A obra do escritor é profundamente marcada pela temática do bem contra o mal, presente nas narrativas do sertão. Os anos em que o escritor viveu na Alemanha, no decorrer da II Guerra Mundial, certamente influenciaram sua produção literária, reforçando o embate entre as forças do bem e do mal.

Na literatura brasileira, nenhum outro autor tratou a questão como ele, sem incorrer no risco de um reducionismo maniqueísta. Abordado em alguns contos de Sagarana, o livro de estreia, e na totalidade da obra, o tema atinge seu ponto máximo como discussão filosófica em Grande Sertão: Veredas. Riobaldo, o narrador, perpassa o livro questionando as artimanhas daquele que personifica o mal, o “demo”, e as razões de sua existência.

Mas Riobaldo tenta se apaziguar ao acreditar que Diabo não há: “O Diabo vige dentro do homem, os crespos do homem” e que, “Com Deus existindo, tudo dá esperança: sempre um milagre é possível, o mundo se resolve”, arrematando: “Existe é homem humano”. O que, na mais alta proposta da literatura rosiana, não encerra a questão. Pelo contrário, continua provocando infinitas reflexões. E serão essas reflexões o mote para a realização da edição virtual da Semana Rosiana.

 

Programação Completa

Live de Abertura da 32ª Semana Rosiana

Data: 27 de julho de 2020, segunda-feira

Local: Plataforma Zoom

Horário: 20h

Ementa: A live de abertura da 32ª Semana Rosiana contará com a participação de Leônidas Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; Profa. Sandra Goulart Almeida, Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais; Sr. Raimundo Alves, Presidente da Academia Cordisburguense de Letras; Ronaldo Alves de Oliveira, Coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa; e da Profa. Dra. Elni Elisa Willms. A Professora irá proferir a palestra Algumas estórias sobre o Bem e o Mal, em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

Para participar da live será necessária a realização de inscrição prévia. As vagas são limitadas e as inscrições ocorrerão no período de 20 a 26 de julho, através do link: https://forms.gle/77997hPbYGZvwYSZ8

ATENÇÃO: AS VAGAS ESTÃO ESGOTADAS PARA ACOMPANHAR A LIVE DE ABERTURA PELO ZOOM, MAS ELA SERÁ TRANSMITIDA AO VIVO NO CANAL DE YOUTUBE DO MUSEU CASA GUIMARÃES ROSA E NO FACEBOOK DO CORDIS NOTÍCIAS!

 

Podcast da 32ª Semana Rosiana

Data: 28 a 31 de julho de 2020, terça a sexta-feira

Local: Spotify

Horário: os episódios serão disponibilizados a partir das 10h

Ementa: O Museu Casa Guimarães Rosa, em parceria com o Espaço do Conhecimento UFMG, preparou um podcast especial para a 32ª edição da Semana Rosiana. O programa será composto por 4 episódios com os seguintes temas e apresentadores:

– 28/07: O bem e o mal num mundo muito misturado, apresentado pela Dra. Cláudia Campos Soares, Professora da Faculdade de Letras da UFMG;

– 29/07: O acervo de Guimarães Rosa no IEB/ USP, apresentado pela Dra. Diana Gonçalves Vidal, Diretora do IEB/USP, e participações especiais da arquivista Elizabete Marin Ribas e da Supervisora Técnica do Serviço de Arquivo, Denise de Almeida Silva.

– 30/07: Sertão bom, Sertão mau, apresentado por José Osvaldo dos Santos, o “Brasinha”, coordenador do Grupo Caminhos do Sertão, pesquisador e estudioso da obra de Guimarães Rosa;

– 31/07: O bem e o mal na obra de Guimarães Rosa, apresentado pela Dra. Márcia Marques de Morais, Professora de Literatura do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC-Minas.

Link para acesso ao podcast da 32ª Semana Rosiana no Spotify: https://open.spotify.com/show/4LgCGcIlfM062vzdPcbuWg

 

Mostra de Filmes no Youtube

Data: 28 a 30 de julho de 2020, terça a quinta-feira

Local: Canal  do Youtube do Museu Casa Guimarães Rosa

Horário: os filmes serão disponibilizados a partir das 14h

Ementa: O canal do Youtube do Museu Casa Guimarães Rosa disponibilizará três filmes produzidos e dirigidos pela cineasta Anita Leandro. Os filmes são inspirados na obra de Guimarães Rosa. A mostra será composta pelos seguintes filmes:

– 28/07: Chefes e Outros (Anita Leandro e Elisa Almeida, 2007, 45 min DVCam);

Link para acesso ao filme: https://youtu.be/X_QO8rm8w_4

– 29/07: Lélio e Lina (Anita Leandro e Dôra Guimarães, 2008, 70 min, DVCam);

Link para acesso ao filme: https://youtu.be/xx5fYTdeJ-g

– 30/07: Riobaldo e Diadorim (Anita Leandro e Dôra Guimarães, 2017, 58min).

Link para acesso ao filme: https://youtu.be/Xbg5sVA0nnI

 

Sarau Poético da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa

Data: 28 de julho de 2020, terça-feira

Local: Plataforma Zoom

Horário: 19h

Ementa: O tradicional Sarau Poético da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa será realizado em um versão virtual. O evento ocorrerá através da Plataforma Zoom, sendo necessária a inscrição prévia para participação. As vagas são limitadas e as inscrições ocorrerão no período de 22 a 27 de julho, através do link: https://forms.gle/b7mrAEo53ti1U8iKA

No momento da inscrição, o inscrito deverá optar por participar como ouvinte ou declamante de um poema. Aqueles que optarem por participar na qualidade de declamante deverão selecionar um texto curto, para ser declamado no dia do Sarau Poético. A declamação do poema de cada participante deve ter duração média de 1 a 2 minutos. Serão disponibilizadas apenas 30 vagas na modalidade de declamante. O Sarau Poético é coordenado por Sara June, acadêmica, escritora, poeta, diretora de teatro e professora de Língua Portuguesa.

 

Live sobre a narração da estória Timpim-Vinte-e-Um, com Dôra Guimarães

Data: 28 de Julho de 2020, terça-feira

Local: Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa

Horário: 21h

Ementa: Dôra Guimarães comentará sobre a narração da estória Timpim-Vinte-e-Um, pelo Grupo de Contadores de Estórias Miguilim.

 

Narração da estória Timpim-Vinte-e-Um pelo Grupo de Contadores de Estórias Miguilim

Data: 28 de Julho de 2020, terça-feira

Local: Canal do Youtube do Museu Casa Guimarães Rosa, com link no Facebook

Horário: 21h30

Ementa: O Grupo Contadores de Estórias Miguilim narra a estória Timpim-Vinte-e-Um, texto extraído do conto O Duelo do livro Sagarana. O recorte do texto e a direção é de Dôra Guimarães. Link para acesso ao vídeo: https://youtu.be/80JkoS63czo

 

Roda de Leitura do IEB/ USP

Data: 29 de Julho de 2020, quarta-feira

Local: Plataforma Zoom

Horário: 19h

Ementa: A Roda de Leitura do IEB/ USP será realizada em formato digital. Para participar do evento será necessária a realização de inscrição prévia. As vagas são limitadas e as inscrições ocorrerão no período de 23 a 28 de julho, através do link: https://forms.gle/vWGXvby4iwgWZhcN6

No momento da inscrição, o inscrito deverá optar por participar como ouvinte ou leitor de um trecho da obra de Guimarães Rosa. Serão disponibilizadas apenas 24 vagas na modalidade de leitor. O texto a ser lido na edição deste ano da Roda de Leitura do IEB/ USP é o conto A Hora e a Vez de Augusto Matraga, do livro Sagarana. Os inscritos na modalidade de leitor devem ter o texto em mãos no momento de realização do evento. A Roda de Leitura é coordenada por Regina Pereira, Linda Yazbek Rivitti e Moisés Sales do Nascimento –“devotos de Rosa” e coordenadores da Oficina de Leitura do IEB/USP.

 

Live sobre a narração da estória O Pacto das Veredas Mortas, com Fábio Barbosa

Data: 29 de Julho de 2020, quarta-feira

Local: Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa

Horário: 21h

Ementa: Fábio Barbosa comentará sobre a narração da estória O Pacto das Veredas Mortas.

 

Narração da estória O Pacto das Veredas Mortas, com Fábio Barbosa

Data: 29 de Julho de 2020, quarta-feira

Local: Canal do Youtube do Museu Casa Guimarães Rosa, com link no Facebook

Horário: 21h30

Ementa: Fábio Barbosa narra a estória O Pacto das Veredas Mortas, texto extraído livro Grade Sertão: Veredas. A produção do vídeo é de Ronaldo Alves e Fábio Barbosa. Link para acesso ao vídeo: https://youtu.be/ahJFU63Pbbw

 

Live sobre a narração da estória Conversa de Bois, com Dôra Guimarães

Data: 30 de Julho de 2020, quinta-feira

Local: Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa

Horário: 19h

Ementa: Dôra Guimarães comentará sobre a narração da estória Conversa de Bois, pelo Grupo de Contadores de Estórias Miguilim.

 

Narração da estória Conversa de Bois pelo Grupo de Contadores de Estórias Miguilim

Data: 30 de Julho de 2020, quinta-feira

Local: Canal do Youtube do Museu Casa Guimarães Rosa, com link no Facebook

Horário: 19h30

Ementa: O Grupo Contadores de Estórias Miguilim narra a estória Conversa de Bois, texto extraído do livro Sagarana. O recorte do texto e a direção é de Dôra Guimarães. Co-direção de Tiago Goulart. Link para acesso ao vídeo: https://youtu.be/QuSZcvB3_Z8

 

Live Contorias Rosianas, com Wander Lourenço e convidados

Data: 30 de Julho de 2020, quinta-feira

Local: Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa

Horário: 20h30

Ementa: Wander Lourenço é Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluninense, poeta, letrista escritor e produtor do Programa Literatices. Ao lado de Kiko Continentino, Lucynha Lima, Cambada Mineira e Nádia Campos, Wander Lourenço promoverá uma ciranda de roda. A ciranda Contorias Rosianas, será permeada por comentários sobre o livro Grande Sertão: Veredas.

 

Live sobre a narração da estória Travessia do Liso do Suçuarão, com Elisa Almeida

Data: 31 de Julho de 2020, sexta-feira

Local: Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa

Horário: 19h

Ementa: Elisa Almeida comentará sobre a narração da estória Travessia do Liso do Suçuarão, pelo Grupo de Contadores de Estórias Miguilim.

 

Narração da estória Travessia do Liso do Suçuarão pelo Grupo de Contadores de Estórias Miguilim

Data: 31 de Julho de 2020, sexta-feira

Local: Canal do Youtube do Museu Casa Guimarães Rosa, com link no Facebook

Horário: 19h30

Ementa: O Grupo Contadores de Estórias Miguilim narra a estória Travessia do Liso do Suçuarão, texto extraído do livro Grande Sertão: Veredas. O recorte do texto e a direção é de Elisa Almeida.  Link para acesso ao vídeo https://youtu.be/2hBaRxGOlaI

 

Live Riobaldo e Diadorim – leitura de trechos de Grande Sertão: Veredas, com Odilon Esteves

Data: 31 de Julho de 2020, sexta-feira

Local: Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa

Horário: 20h30

Ementa: O ator Odilon Esteves realizará leituras lúdicas e teatrais de trechos da obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Odilon Esteves dará enfoque aos trechos da obra em que Riobaldo fala de sua relação com Diadorim: desde o momento em que se conhecem, na infância; passando pelo reencontro, anos mais tarde; a revelação do verdadeiro nome de Reinaldo; a descoberta dos seus sentimentos e o duro desfecho.

 

Live sobre a narração da estória O Sagrado e o Profano nas Veredas de Riobaldo, com Fábio Barbosa

Data: 1º de agosto de 2020, sábado

Local: Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa

Horário: 10h

Ementa: Fábio Barbosa comentará sobre a narração da estória O Sagrado e o Profano nas Veredas de Riobaldo.

 

Caminhada Eco-literária com o Grupo Caminhos do Sertão – Edição Virtual

Data: 1º de agosto de 2020, sábado

Local: Canal do Youtube do Museu Casa Guimarães Rosa, com link no Facebook

Horário: 10h30

Ementa: A edição virtual da Caminhada Eco-literária terá como tema O Sagrado e o Profano nas Veredas de Riobaldo. Em um vídeo emocionante, os membros do Grupo Caminhos do Sertão irão narrar trechos da obra de Guimarães Rosa, além de cantar e tocar canções típicas do universo rosiano e do sertão mineiro. Link de acesso ao vídeo: https://youtu.be/XdmraSbwuug

 

Live Canções Rosianas – Remanso do Rio Largo, com Celso Adolfo

Data: 1º de agosto de 2020, sábado

Local: Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa

Horário: 20h

Ementa: O cantor e compositor mineiro, Celso Adolfo, interpreta canções do seu álbum Remanso do Rio Largo, inspirado nos contos do livro Sagarana.

 


 

Serviço:
32ª Semana Rosiana
27 de Julho a 1º de Agosto de 2020
Facebook: https://www.facebook.com/museucasaguimaraesrosa.mg
Instagram: https://www.instagram.com/museuguimaraesrosa
Youtube: https://bit.ly/museuguimaraesrosa
Spotify: https://open.spotify.com/show/4LgCGcIlfM062vzdPcbuWg

 

Semana Rosiana

Criada em 1989, a Semana Rosiana é realizada anualmente pelo Museu Casa Guimarães Rosa em parceria com a Academia Cordisburguense de Letras. O evento é promovido no mês de julho, atraindo para a cidade de Cordisburgo um turismo cultural significativo, oriundo de outras cidades do estado e de outras regiões do país, além de reunir pesquisadores e estudiosos provenientes de importantes centros acadêmicos, a exemplo da USP, UFMG, UFRJ, PUC-Minas etc,

O evento abrange diferentes atividades, tais como: narrações de estórias pelo Grupo Miguilim, mesas redondas e palestras, oficinas literárias e de artes plásticas, apresentações teatrais, lançamento de livros, feira de artesanato, shows musicais. Além disso, a Semana Rosiana conta, ainda, com a realização de duas tradicionais caminhadas: a Caminhada Literária Urbana, que percorre espaços dentro do núcleo urbano de Cordisburgo, como a antiga Estação Ferroviária, a Capela de São José, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o próprio Museu; e a Caminhada Eco-Literária que percorre um itinerário rural. As caminhadas são realizadas pelo Grupo Caminhos do Sertão e permitem aos participantes conhecer a paisagem do cerrado, a cultura do sertão e a cidade de Cordisburgo, ambientes que foram muito bem descritos por Guimarães Rosa em sua produção literária.

Excepcionalmente neste ano, a Semana Rosiana será realizada exclusivamente em plataformas digitais (Facebook, Instagram, Youtube, Spotify, plataforma Zoom). A pandemia provocada pela disseminação do COVID-19 gerou a necessidade de readequação das metodologias de comunicação dos museus, evidenciando a capacidade das instituições de se adaptarem a uma nova forma de difusão de seus conteúdos.

 

O Museu Casa Guimarães Rosa está instalado na casa onde o escritor Guimarães Rosa nasceu e passou os primeiros anos de vida (1908 a 1917), em Cordisburgo/ MG. Inaugurado em 1974, o Museu oferece aos visitantes um acervo de mais de 700 itens relativos à vida e produção literária rosiana.

Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos, que proporciona aos visitantes uma experiência de imersão nos espaços residenciais da família Guimarães Rosa reconstituídos cenograficamente. O Museu conta com a atuação do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, que recebe o público visitante narrando trechos da obra de Guimarães Rosa.

 

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.