Calçadas, parques e praças são espaços quase invisíveis no ambiente urbano. Rios e matas praticamente não existem mais nas cidades grandes. A fim de questionar a lógica que privilegia o carro, o Espaço do Conhecimento UFMG promove, no próximo sábado, dia 13 de maio, a oficina Apropriação de Espaços Invisíveis. A atividade compõe a programação do Circuito Liberdade para o Movimento Maio Amarelo, campanha mundial de conscientização sobre os riscos de atropelamentos e batidas de veículos no meio urbano.
A oficina acontece às 15h, no Mapa Colaborativo da exposição temporária À Margem: Água, Cultura e Território. Os visitantes serão convidados a refletir sobre possibilidades de re-apropriação de espaços públicos de Belo Horizonte, fazendo uma intervenção coletiva no mapa que atente para aspectos invisíveis da cidade. A classificação indicativa é de 12 anos. Para participar, é necessário retirar uma senha, na recepção do Espaço, uma hora antes do início da oficina.
Oficina Apropriação de Espaços Invisíveis Quando: 13 de maio, às 15h Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários