Muita gente não sabe, mas as horas marcadas pelos relógios comuns não são iguais às dos relógios de sol. Essa diferença será abordada na próxima reunião do AstroEduca, que também promoverá atividades sobre o uso do globo terrestre orientado para o ensino de ciências na natureza.
A rede contínua de formação em Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG acontece no sábado, 13 de maio, das 9h às 12h. No encontro, haverá a finalização das atividades sobre localização espacial, abordando a diferença da hora oficial e a solar.
Em seguida, será explorado o uso de globos terrestres na abordagem de conteúdos escolares, como as estações do ano e a propagação retilínea da luz. Por fim, os participantes vão construir um teodolito simples, instrumento que facilita o estudo do céu como uma esfera celeste. O sistema de projeção do Planetário auxiliará na compreensão dos movimentos dos corpos celestes e suas relações com a montagem de telescópios.
O AstroEduca realiza reuniões aos segundos sábados de todo mês. Cada encontro tem uma atividade específica, como palestras e oficinas relacionadas à educação em Astronomia. As reuniões são abertas ao público, mas cada encontro possui uma inscrição própria. Para participar, é preciso preencher o formulário disponível aqui.
AstroEduca – 8ª Reunião Quando: Sábado, 13 de maio, de 9h às 12h Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Inscrições: https://goo.gl/v1tKAk |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários