Para marcar a celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, foi aberta no domingo, 10 de dezembro, a mostra de fotografia 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A mostra ficará em exibição na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, até o próximo dia 15 de dezembro, das 18h às 22h.

 

A mostra coletiva traz obras de fotógrafos e fotógrafas que promovem uma reflexão crítica e profunda acerca das múltiplas perspectivas dos direitos humanos. Estão participando como convidadas e convidados da Comissão Curatorial: Paula Sampaio, Luiz Braga, Leandro Couri, Priscila Musa, Vitú de Souza, Cyro Almeida, Fábio Martins, Lucas Hallel, Nívea Magno, Gabriel Lopo, Nego Júnior, Paula Sampaio, Matheus Sá Motta, Reisla Oliveira e Paula Fróes.

 

Além disso, a mostra exibe os trabalhos selecionados por meio de chamada pública, de autoria de: Ana Alaíde Amaral, Ana Cláudia Muniz Soares Valério, Ana Cláudia Ribeiro, Edgar Nunes Corrêa Xakriabá, Ester Toledo Gonzaga, Enrique Manuel Silva de Oliveira, Kelvin Mickolen Martins e Monique Olive Costa e Lara.

 

Para Iago, 30 anos, que pôde conferir a mostra ao visitar a Praça da Liberdade com seus familiares, as imagens do fotógrafo Cyro Almeida, feitas na ocupação Dandara, fizeram-no relembrar as dificuldades e alegrias vivenciadas por ele e seus familiares. A mãe de Iago, dona Oletista, 62 anos, foi uma das primeiras moradoras da comunidade localizada na região norte de Belo Horizonte. A experiência de ver as fotografias que compõem a mostra trouxe a perspectiva de estar “revivendo meu amadurecimento como pessoa, como cidadão”, ele conta.

 

As fotografias foram avaliadas por curadoria especializada composta por docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM/UFMG), fotógrafos profissionais e especialistas em direitos humanos. Sob coordenação da profa. dra. Maria Guiomar Frota, que está na direção da Universidade dos Direitos Humanos (UDH), vinculada à Proex da UFMG, a Comissão Curatorial foi composta por Luciana de Oliveira, Juarez Guimarães Dias, Eduardo de Jesus, Ricardo Lima, Glaucia Rodrigues, Caroline Cunha Rodrigues, Felipe Messias e Bárbara Costa.

 

 

Foto 'Mãe Bebé, 2022', que participa na categoria 'Futuro', está entre entre as projetadas na fachada digital do Espaço do Conhecimento | Foto: Luiz Braga

 

Imagem ‘Mãe Bebé, 2022’, da área temática ‘Futuro’, está entre as participantes da mostra | Foto: Luiz Braga

Promoção do respeito à dignidade humana

A mostra 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos é promovida pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG, por meio da Universidade dos Direitos Humanos (UDH). Esta é uma iniciativa realizada em parceria com a Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por ocasião da realização da XIV Semana de Direitos Humanos.

 

A atividade busca sensibilizar a sociedade em geral em relação à importância da Declaração para a construção cotidiana da democracia brasileira e a transformação social orientada à proteção da dignidade da pessoa humana.

 

Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail mostraproexufmg@gmail.com. A programação completa da XIV Semana de Direitos Humanos está disponível em: https://serdh.mg.gov.br/semanadh-2023