
Durante a madrugada da última sexta-feira (14/03), olhares atentos, mentes curiosas e corações apaixonados por astronomia se reuniram na Esplanada do Mineirão para a observação do eclipse total da Lua. Conhecido como “Lua de Sangue”, o fenômeno encantou os milhares de participantes que também puderam aproveitar variadas atrações, como um Planetário inflável e contação de histórias.
Esse verdadeiro espetáculo celeste acontece quando o Sol, a Terra e o seu satélite natural estão perfeitamente alinhados. Na fase total, ao ser coberta por completo pela sombra da Terra, a Lua ainda recebe luz solar de forma indireta e fica avermelhada.
O evento de observação na Esplanada do Mineirão teve início às 23h do dia 13/03 e seguiu até às 06h do dia seguinte, por meio de uma iniciativa de divulgação científica idealizada pelo Grupo de Astronomia da UFMG, em parceria com as seguintes equipes e instituições astronômicas de Minas Gerais: AstroVale (UFVJM), Astrocultura (IFMG), GAIA (PUC Minas), Espaço do Conhecimento UFMG, Gedai (CEFET-MG), CECIMIG (UFMG), CEAMIG e Laboratório Nacional de Astrofísica (MCTI).


