IMPORTANTE: leia todas as informações. O agendamento deve ser realizado apenas pelo site.
1- Escolha o turno (manhã, tarde ou noite) de sua preferência:
Manhã: de terça a sexta-feira-feira, das 9h às 11h (máximo de 90 alunos por turno); e sábado, das 10h às 12h (máximo de 65 pessoas – alunos e acompanhantes).
Tarde: de terça a sexta-feira-feira, das 14h às 16h (máximo de 90 alunos por turno)
Noite: quarta-feira, das 19h às 21h (máximo de 65 pessoas – alunos e acompanhantes).
1.1 – O número de acompanhantes fica limitado a cinco pessoas.
2- Conheça as sessões de planetário disponíveis para suas visitas aqui.
3- O formulário eletrônico para o agendamento ficará disponível por 24 horas: de 23 de fevereiro, a partir das 12h, a 24 de fevereiro, até às 17h.
3.1 – Cada vaga do agendamento dá direito à visita de 45 alunos. Caso o professor queira trazer mais estudantes, é preciso enviar outras inscrições, lembrando que um formulário corresponde a 45 visitantes.
4- As escolas serão selecionadas por ordem de inscrição, respeitando a capacidade de atendimento de visitantes por turno.
5- O envio do formulário não garante o agendamento do grupo. Após o envio do formulário as escolas selecionadas terão seu agendamento confirmado via lista divulgada neste site.
6- A confirmação do agendamento de escolas privadas está vinculada ao envio da cópia do comprovante de pagamento da GRU referente à participação na sessão do planetário, com dez (10) dias de antecedência, para o e-mail agendamento.conhecimento@gmail.com.
6.1- Em caso de desistência, o valor referente à GRU não será restituído.
6.2 – Para acessar a Guia de Recolhimento da União – GRU (para pagamento para sessão do Planetário), clique aqui.
7- Os pedidos excedentes entrarão automaticamente para a lista de espera, que será, também, divulgada neste site.
8- A lista das escolas selecionadas e a lista de espera serão disponibilizadas no dia 25 de fevereiro, a partir das 12h, no site. Assim que liberadas as listas, o setor responsável pelo agendamento entrará em contato com as escolas.
8.1– O período de vigência da lista de espera é o mesmo do agendamento.
9 – Antes da visita, professores e acompanhantes das turmas deverão comparecer ao Espaço do Conhecimento e participar da Oficina Preparatória, agendada pela própria equipe do museu. Nesta oficina, além de discutirmos as perspectivas teórico-práticas que embasam o nosso processo educativo e apresentarmos as orientações gerais sobre a visita programada, convidamos os participantes a realizarem uma visita prévia aos espaços expositivos e a assistirem uma sessão no Planetário.
*A participação na Oficina Preparatória é opcional para os professores e acompanhantes de escolas localizadas fora da região metropolitana.
10 – Após as ler todas as instruções acima, acesse aqui os formulários de inscrição ao agendamento do Espaço do Conhecimento UFMG:
Manhã (32 vagas)
Tarde (48 vagas)
Noite (8 vagas, somente às quartas-feiras)
Sábado (6 vagas, somente pelas manhãs)
ATENÇÃO: Caso a sua escola ou grupo esteja inserido no projeto Circuito de Museus (Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte) ou projeto Hoje é Dia de Museus (Secretaria Estadual de Educação), faça o agendamento diretamente com o coordenador do mesmo.
E-mail: agendamento.conhecimento@gmail.com
Telefone: (31) 99862-4218
(Atendimento somente de terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 16h).
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários