08 de novembro de 2023

Uma viagem pelas palavras é conduzida por “autores guias e livros portais”, que levam leitores a lugares onde a imaginação encontra a realidade e o passado encontra o presente. Com o objetivo de discutir a conexão entre dois mundos: a ficção e a não-ficção, o Espaço do Conhecimento UFMG apresenta o segundo episódio (já disponível) do podcast “Papo em Pauta”, com a convidada Diomira Maria — professora, escritora e doutora em Economia. Durante a conversa, que entrelaça turismo e literatura, os ouvintes são convidados a conhecer mais sobre o turismo literário.

Dados divulgados em junho pelo Relatório Anual de Impacto Econômico do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), indicam que, em 2023, a contribuição do setor para o PIB do Brasil superará em 5% os níveis de 2019, pré-pandemia. Serão US$ 145,7 bilhões na economia nacional, chegando a 7,8% do PIB do país, e quase oito milhões de empregos diretos e indiretos. Diomira explica, ao longo do bate-papo, como o turismo pode ser potencializado pela literatura, a partir de importantes contribuições socioeconômicas e ambientais.

“Ao atravessar o texto literário ou ler um livro que nos fascina, entramos na história narrada através da nossa imaginação, colocando o real e o imaginário em diálogo. Assim, temos as interseções entre literatura e turismo. O turismo se alimenta da literatura para a construção de roteiros turísticos ou para transformar lugares relacionados à literatura em lugares turísticos. O turismo, então, utiliza da literatura para estimular o leitor a viajar”, destaca a professora.

Diomira Maria

Nascida na Bahia, atualmente mora em Faro, Portugal, para a realização de sua formação em pós-doutorado. Economista de formação, mestre em Turismo pela Universidad de Alicante (Espanha) e doutora em Economia. É professora no curso de Turismo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Leciona disciplinas que envolvem economia, turismo, cultura, museus e, a partir de seus estudos e interesses atuais, turismo literário. Em 2023, lançou seu mais novo romance, intitulado “Uma Florença para Caravaggio” (Editora Libertinagem).