Você já pensou em como são feitos os desenhos animados? Existem diversas técnicas de animação hoje em dia, mas você sabe como tudo começou?
6 de outubro de 2020

A animação surgiu de uma demanda do cinema para fazer coisas mágicas acontecerem. O cineasta francês Georges Méliès, na época do cinema mudo, foi um dos primeiros a usar truques de animação. Antes de se dedicar ao cinema, Méliès era um mágico ilusionista, e ele trouxe essa magia para os filmes, conhecidos por desafiar o real.
Um dos truques utilizados por Méliès para produzir seus filmes era a parada para substituição, que nada mais é que cortes na cena para substituição ou movimentação de algum objeto ou personagem, de modo a criar algo que não seria possível na vida real. No filme Escamotage d’une dame chez théâtre Robert Houdin, de 1896, por exemplo, Méliès utilizava truques de mágica e cortes na cena para fazer uma mulher desaparecer debaixo de um pano e se transformar em um esqueleto. Para isso, parou a filmagem e substitui a protagonista por um esqueleto, antes de retomar a gravação. Esses truques se relacionam com a animação, uma vez que esta é, justamente, a produção de uma série de imagens em que cada uma possui uma pequena alteração em relação à anterior para, quando exibidas rapidamente, criarem a ideia de movimento, como ocorre nos flipbooks e gifs. Essas técnicas são o início do stop motion, que pode ser traduzido como “parado e em movimento”. Quando o stop motion faz uso de atores para produzir movimentos não usuais – e não personagens desenhados ou modelados –, chamamos essa técnica de pixillation.
O primeiro longa-metragem produzido em animação foi Branca de Neve e os Sete Anões, lançado em dezembro de 1937. Este é também o primeiro filme de Walt Disney, um dos grandes nomes da animação até os dias de hoje, desenvolvedor de várias técnicas.
Os filmes feitos exclusivamente em stop motion levam bastante tempo para ser produzidos, já que são feitos quadro a quadro. Filmes famosos como A Fuga das Galinhas, do ano 2000, e A Noiva Cadáver, de 2005, demoraram mais de dez anos para serem produzidos, mesmo com uma grande equipe de animadores para fazer as gravações. Em A Noiva Cadáver, era possível gravar apenas dois minutos de filme por semana e, em A Fuga das Galinhas, somente um minuto.
O stop motion não é o único tipo de animação existente. A maioria dos filmes de animação das grandes produtoras do mundo, hoje em dia, são produzidos com a técnica de animação 3D, que, embora ainda demande um grande trabalho, acaba sendo mais viável e barata, já que tudo pode ser feito digitalmente. Filmes como Valente, de 2012, e Frozen: Uma Aventura Congelante, de 2013, produzidos em 3D.
Mesmo com toda tecnologia, o stop motion ainda tem seu lugar. Muitas pessoas veem beleza e singularidade na técnica. Em 2018, foi lançado Ilha de Cachorros, filme em stop motion do diretor Wes Andreson, que dirigiu ainda O Fantástico Senhor Raposo, de 2009, também em stop motion.
No Espaço do Conhecimento UFMG, as animações estão sempre presentes nas produções para a Fachada Digital e o Planetário. Neste mês de outubro, na Semana das Crianças, vamos mostrar como produzir uma animação usando massinha, no movo vídeo do projeto Espaço em Rede. Clique aqui para conferir a programação completa e saiba como assistir! Veja também, aqui, a animação em papel que produzimos para a 18ª Semana de Museus, realizada em maio de 2020
Para saber mais:
KERBER, Marina Teixeira. Mágica e animação: parada para substituição, stop motion e pixillation. Diálogo com a Economia Criativa, v. 4, n. 11, 2019. Disponível em: http://dialogo.espm.br/index.php/revistadcec-rj/article/view/212/pdf_1 . Acesso em maio de 2020.
SILVA, Willy dos Santos. A influência de Walt Disney na animação contemporânea. Full Design, 2020. Disponível em: https://www.up.edu.br/blogs/fulldesign/ainfluencia-de-walt-disney-na-animacao-contemporanea/. Acesso em maio de 2020.
Vídeos:
Disney e a Câmera Multiplano (legendado)
As animações brasileiras em competição no Festival de Annecy
[Texto de autoria de Júlia Lobato Maciel, mediadora do Núcleo de Ações Educativas]