E-book Fora da Caixa: Vacinas – uma publicação para educadores – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | E-book Fora da Caixa: Vacinas – uma publicação para educadores

Lançamento e-book “Fora da Caixa: Vacinas – Uma publicação para educadores”

Tem novidade no museu!

Produzido pelo Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade, em parceria com Núcleo de Comunicação e Design do Espaço do Conhecimento, o e-book Fora da Caixa: Vacinas – uma publicação para educadores, apresenta 5 seções, que contam com textos informativos e descrições de atividades práticas, algumas das quais já foram realizadas no Espaço,  que podem ser utilizadas para trabalhar os temas abordados, além de tópicos “Para Saber Mais”, com indicação de materiais para aprofundamento das pesquisas.

Partilhando a informação

A seção 1 discute o que é o sistema imunológico, o que são as vacinas e como elas atuam no corpo humano. A seção 2 aborda o processo de produção das vacinas, bem como traz uma discussão sobre como os cientistas trabalham. A seção 3 trabalha a vacinação como uma atitude de proteção coletiva, a partir da abordagem do conceito de “imunidade de grupo” e de questões ligadas ao SUS. A quarta seção aborda vários aspectos relacionados às fake news, incluindo maneiras como elas podem influenciar na hesitação vacinal e uma discussão sobre formas de reconhecê-las. Por fim, a última seção trata de marcos importantes sobre a vacinação ao longo da história e busca promover a conscientização a respeito da caderneta e do calendário nacional de vacinação. Cada seção conta com um capítulo voltado para a abordagem em sala de aula, intitulado trabalhando o tema com os alunos e sugestões de oficinas e outras atividades a serem desenvolvidas com os estudantes. Ilustrada, a publicação contém  92 páginas e foi desenvolvida por mediadores (bolsistas de extensão)  do Espaço do Conhecimento, e em seguida passou por parecer e revisão de professores e pesquisadores da UFMG.

A escolha do tema Vacinas como abordagem central no e-book do Espaço do Conhecimento UFMG se deu por diversos motivos, conforme explicado em seu texto de apresentação. “Um dos principais é a atual pandemia da Covid-19 e a queda nos índices de vacinação que vem ocorrendo desde 2014, segundo dados do Ministério da Saúde, o que levou aos surtos de sarampo verificados no país em 2016 e, posteriormente, em 2018. Desse modo, as questões mais sensíveis do tema se referem à recusa vacinal, um fenômeno complexo cujas causas variam de acordo com as condições da época e do local”.

Segundo a professora  Diomira Maria Cicci Pinto Faria, Diretora do Espaço do Conhecimento, “com este livreto, reafirmamos o compromisso do Espaço do Conhecimento UFMG com a divulgação científica e com a democratização do conhecimento acadêmico. Buscamos ainda contribuir com a missão da UFMG de formar cidadãos críticos e éticos, comprometidos com a transformação da sociedade no sentido da redução das desigualdades”, conclui.

Download Fora da Caixa: Vacinas – Uma publicação para educadores

OU CLIQUE AQUI PARA LER DIRETO NA SUA TELA.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH: associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed‑BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.