Lançada em 1º de setembro de 2021 a partir de uma solenidade virtual com representantes da Universidade Federal de Minas Gerais, da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, do Instituto Unimed-BH, do Museu Casa Guimarães Rosa e do Espaço do Conhecimento UFMG, a exposição “Sertão Mundo” foi concebida para o ambiente virtual, tendo como referência o Sertão, este lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa, que serve de cenário para as diversas questões universais trazidas pelo autor em suas histórias, como o amor, o medo, o sentido da vida e a dúvida.
Através de uma viagem pelo Sertão e por suas diferentes interpretações, seja na música, nos bordados, na dança, na culinária, nos brinquedos e brincadeiras, nas sonoridades, nas artes visuais ou na literatura, a exposição leva o público a apreciar escutas e vozes de muitos sertões. “Nós sabemos que o Sertão é esse espaço físico, geográfico e histórico, mas em sua representação na literatura ele ultrapassa todas essas fronteiras regionais”, explica Claudia Campos Soares, professora da Faculdade de Letras da UFMG e uma das curadoras da exposição. O Sertão do universo rosiano ganhou mesmo alcance internacional: suas obras ambientadas no local foram traduzidas para os mais diversos idiomas. “Nós vamos trazer um pouco dessa repercussão na mostra, a partir de entrevistas com tradutores dos livros do escritor e conversas com críticos literários de outros países, por exemplo”, adianta a professora.
Mapa virtual – Captura de tela (site da exposição)
A montagem da exposição foi concebida para o ambiente virtual, e a visita pode ser realizada por meio de uma plataforma online. Os conteúdos da mostra foram disponibilizados por “temporadas”, e a cada mês, novas atividades e novas temáticas foram inaugurados, criando assim, uma exposição em constante atualização.
A exposição pode ser acessada gratuitamente pelo site clicando aqui!
Faça o download do PDF do catálogo clicando aqui!
Da esquerda para a direita, os curadores: Maurício Gino, Claudia Campos Soares, Diomira Ma.C.P.Faria e Dânia Lima.
A curadoria é de Claudia Campos Soares (professora da Faculdade de Letras da UFMG), Dânia Lima (arquiteta e assessora do Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento UFMG); Diomira Ma.C.P.Faria (professora do Instituto de Geociências da UFMG e Diretora Científico-Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG); e Maurício Gino (professor da Escola de Belas Artes da UFMG e Coordenador do Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG).
Sertão Mundo tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e o apoio da Aliança Francesa, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, do Museu Casa Guimarães Rosa e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a cessão de acervo do Museu de Arte da Pampulha – MAP.