Espaço Literário – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Espaço Literário

Espaço Literário: Espaço do Conhecimento UFMG promove a leitura comentada das obras de grandes autores

A atividade é gratuita e online

 

O projeto Espaço Literário: leituras comentadas é uma atividade do Espaço do Conhecimento UFMG cujo objetivo é promover o diálogo entre grandes autores e amantes da literatura.  Iniciado em 12 de maio de 2021, acontece por meio de encontros virtuais pelo Zoom, com transmissão ao vivo para o canal de YouTube do museu.

 

No segundo semestre de 2022 as reuniões acontecerão nos dias 10, às 19h e 17 de novembro, às 17h, pelo Zoom, com transmissão ao vivo para o YouTube (youtube.com/espacoufmg).  As lives ficam salvas no canal, após a transmissão. Inscrições gratuitas preenchendo o formulário disponível aqui.    Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade de vagas, será realizado um sorteio.

 

À frente do Espaço Literário estão as professoras da UFMG, Cláudia Campos Soares, da Faculdade de Letras e especialista em Literatura Brasileira e  Diomira Faria, do Instituto de Geociências. Neste semestre, o grupo fará a leitura e a discussão de 2 contos da obra “Primeiras Estórias”, de Guimarães Rosa.

 

10/11/2022 – Espaço Literário | 30º encontro  As margens da alegria (conto do livro Primeiras Estórias de Guimarães Rosa)

17/11/2022 – Espaço Literário | 31º encontro – Os cimos (conto do livro Primeiras Estórias de Guimarães Rosa)

 

Acesse a playlist completa! 

 

 


Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento