Estrela cadente? Não, tá chovendo meteoro! – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Estrela cadente? Não, tá chovendo meteoro!

Estrela cadente? Não, tá chovendo meteoro!

 

Desde criança, ouvimos falar das estrelas cadentes, que passam rapidamente pelo céu, deixando para trás um risco brilhante. Muita gente, inclusive, espera o fenômeno para fazer um desejo. Sentimos muito em te decepcionar, mas aquele ponto brilhante e rápido não é uma estrela!

 

 

Meteoros na atmosfera
O que vemos despontar no céu não são estrelas. Rochas espaciais, chamadas de meteoroides, vagam pelo espaço, em torno do Sol e próximo à Terra. Quando eles entram em alta velocidade na atmosfera terrestre, ocorre o fenômeno que chamamos de meteoro. Em atrito com os gases, a rocha atinge altas temperaturas e incendeia, o que gera o rastro luminoso.

 

Chuva de meteoros
Em algumas épocas do ano, um número maior de meteoros entra na atmosfera ao mesmo tempo. Os cientistas chamam esse evento de chuva de meteoros. Nessas noites, vemos vários riscos luminosos no céu. Isso costuma acontecer quando a Terra passa por uma região da órbita onde um cometa ou um asteróide deixou rastros de matéria, formada por gases e poeira.

 

Risco para o planeta?
A maioria dos meteoros são pequenos e acabam sendo destruídos antes de tocar o solo terrestre, no atrito com a atmosfera. Os que conseguem ultrapassar essa barreira costumam cair nos oceanos ou em lugares ermos. Então, nada de se preocupar com a chuva de meteoros! É só escolher um lugar escuro e seguro para você observar esse espetáculo da natureza!

Quer saber mais sobre as curiosidades do universo? O Espaço te leva para lá pela tela do seu celular ou do computador! Clique aqui e leia tudo sobre astronomia!