Festival de Verão UFMG – 2024 – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Festival de Verão UFMG – 2024

Espaço do Conhecimento UFMG integra a programação do 18º Festival de Verão UFMG

Atrações gratuitas visam promover uma viagem pela magia da literatura e oralidade

 

08 de março de 2024

 

A arte das palavras nos convida a conhecer histórias, recordar memórias e ancestralidades, imaginar novos cenários e sonhar com uma vida repleta de poesia. Para apresentar essas e outras múltiplas possibilidades da literatura e da oralidade, a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UFMG promove o 18º Festival de Verão UFMG. O evento será realizado entre os dias 11 e 19 de março, com diversas atrações na Praça de Serviços do campus Pampulha e em diferentes espaços de cultura da Universidade: Espaço do Conhecimento UFMG, Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG e Campus Cultural UFMG em Tiradentes.

 

Neste ano, em uma parceria inédita com a Festa do Livro UFMG, o Festival de Verão aborda o tema “Arte Palavra: literatura e oralidade”. A programação gratuita é composta por encontros de autores, mesas-redondas, exposições, projeção de filmes e apresentações artísticas. As atrações no Espaço do Conhecimento incluem oficina de contação de histórias, acessível em Libras e Português, sessão de Planetário, exibições na Fachada Digital, atividades virtuais e muito mais. Confira as informações completas:

  

Atividades presenciais

 

Marieta e Mariola nas teias da narração – Grupo Parangolé

 

Quando: 13/03 (quarta-feira), às 19h

Ingressos: Entrada livre e gratuita.

Descrição: “Marieta e Mariola nas teias da narração”, apresentada pelo Grupo Parangolé, traz em seu enredo duas contadoras de histórias que viajam pelo mundo, recolhendo cantos e contos. Por meio das narrativas contadas pelas personagens, o público é convidado a compartilhar suas memórias e a participar efetivamente do desfecho da história. O esquete possui um caráter lúdico que envolve crianças e adultos, com o uso de máscaras, músicas da cultura popular e muitas interações.

Público: Todos os públicos

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Sábado com Libras: Oficina de Criação de Histórias

 

Quando: 16/03 (sábado), às 14h 

Ingressos: Os bilhetes, gratuitos, começarão a ser emitidos 2h antes da atividade.

Descrição: Criar e contar uma boa história demanda uma série de habilidades! Durante a oficina do projeto “Sábado com Libras”, os visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG, em conjunto com a atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade, irão conhecer mais sobre as estratégias e técnicas que envolvem o processo de criação de histórias. Por meio de jogos teatrais e da Língua Brasileira de Sinais, a oficina buscará auxiliar os participantes a criarem e compartilharem suas próprias narrativas. A atividade, que integra a programação do Festival de Verão da UFMG, é voltada para a comunidade surda, estudantes de Libras e demais interessados.

Público: Pessoas da comunidade surda e demais públicos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 20 participantes

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Sessão de Planetário – 400 Anos de Solidão: Shakespeare e Cervantes

 

Quando: 16/03 (sábado), às 15h, e 17/03 (domingo), às 13h

Ingressos: Adquiridos gratuitamente na recepção do museu no mesmo dia da atividade.

Descrição: A sessão especial leva o público a uma viagem no tempo, através de uma projeção do céu no dia 23 de abril de 1616, que se acredita ser a data de morte dos escritores William Shakespeare e Miguel de Cervantes. Trechos de obras dos dois autores serão narradas durante a sessão, envolvendo os participantes na contemplação astronômica.

Público: Todos os públicos

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Oficina “Desvendando as Constelações Guarani”

 

Quando: 17/03 (domingo), às 15h

Ingressos: Os bilhetes, gratuitos, começarão a ser emitidos 2h antes da atividade.

Descrição: A atividade realizará uma contação de histórias sobre as constelações do povo Guarani. Serão abordados os nomes das constelações, o significado de suas representações para esses povos e a relação do céu com o seu cotidiano.

Público: Todos os públicos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 15 participantes

Onde: 5° andar (Hall) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Fachada Digital: O Pedrês, da Sertão Mundo

 

Quando: 11/03 a 19/03, das 19h às 23h

Descrição: Como parte da programação do 18º Festival de Verão UFMG, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG irá exibir o curta de animação “O Pedrês”, que trabalha o ritmo no texto literário. Na obra, a partir de uma comitiva, percebem-se os sentimentos que envolvem a condução ritmada de uma boiada que trilha um caminho sem volta. 

Público: Todos os transeuntes da Praça da Liberdade

Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Fachada Digital: Por dentro do Manto do Vaqueiro

 

Quando: 11/03 a 19/03, das 19h às 23h

Descrição: Em “Por dentro do Manto do Vaqueiro”, o público é convidado a conhecer um poema ilustrado e inspirado pela instalação “O Manto do Vaqueiro”, que integra a exposição virtual “Sertão Mundo”. A obra original foi concebida e coordenada pela artista e professora Beth Ziani, incluindo a participação de mais de 200 pessoas, com o objetivo de propor um resgate da memória local integrada à literatura de Guimarães Rosa. A exibição acontecerá na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG.

Público: Todos os transeuntes da Praça da Liberdade

Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Fachada Digital: O Sertão é o Mundo!

 

Quando: 11/03 a 19/03, das 19h às 23h

Descrição: No vídeo “O Sertão é o Mundo!”, o público irá acompanhar um breve resumo sobre as temáticas que envolvem a exposição virtual “Sertão Mundo”. Dois contadores de histórias, em diálogo, narram características, materiais e aspectos presentes no sertão, como árvores, frutos, animais, comidas típicas, brincadeiras, entre outros. A obra será projetada na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG.

Público: Todos os transeuntes da Praça da Liberdade

Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 

Atividades virtuais

 

Comunidades literárias digitais e incentivo à leitura (Blog do Espaço) 

 

Quando: 12/03 (terça-feira), às 10h

Descrição: Booktok, Bookstagram, Booktube… Para apresentar como as mídias sociais têm conectado leitores, o texto do Blog do Espaço abordará as novas formas de divulgação de livros e incentivo à leitura nas redes sociais digitais.

Público: Todos os públicos

Onde: Atividade virtual, no Blog do Espaço

 


 

Autores Brasileiros (Hoje é Dia de Quiz)

 

Quando: 13/03 (quarta-feira), às 14h

Descrição: Em um quiz composto por uma sequência de perguntas, o público virtual do museu será convidado a testar seus conhecimentos sobre alguns dos importantes autores brasileiros.

Onde: Atividade virtual, no Instagram do Espaço do Conhecimento

 


 

Serviço: Espaço do Conhecimento UFMG integra a programação do 18º Festival de Verão UFMG

Quando: 11 a 19 de março de 2024

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

Confira a programação completa do Festival em ufmg.br/festivaldeverao/agenda/.

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.