Inscrições abertas para o Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Inscrições abertas para o Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura

Inscrições abertas para o Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura

Estão abertas as inscrições para as duas primeiras atividades do Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura, que tem início nesta quinta-feira, 10 de junho. O ciclo é uma iniciativa da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) que pretende mobilizar a comunidade acadêmica em torno da discussão de importantes temas para a afirmação e promoção dos direitos à cultura na universidade. Ao todo, serão realizados 13 fóruns, por meio de encontros virtuais na plataforma Zoom, com transmissão ao vivo e aberta a todos pelo canal da DAC no YouTube. A programação completa está no site www.ufmg.br/mapadacultura, no qual é possível se inscrever para os debates.

O tema do primeiro fórum será ‘Cooperação interinstitucional’, que visa discutir e propor ações e metas para aprimorar a cooperação interinstitucional no âmbito municipal, regional, estadual, nacional e internacional. Conduzindo a conversa estarão o diretor de Ação Cultural, Fernando Mencarelli, a diretora adjunta, Monica Ribeiro, e os convidados Flávia Cruvinel, pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás, Alexandre Molina, diretor de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, Anna Rodrigues, produtora cultural da Universidade Federal de Alagoas e Eleonora Campos da Motta Santos, coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da Universidade Federal de Pelotas. Dados e informações relevantes acerca dos impactos da atual política de cooperação interinstitucional da UFMG sobre a cultura serão apresentados pela produtora cultural da DAC, Ludmila Soares.

No dia 15 de junho, terça-feira, será a vez de discutir a criação de “Redes de Comunicação Cultural na UFMG”, abordando tópicos como comunicação integrada, observatório da cultura e uma agenda cultural integrada na universidade. As inscrições também estão abertas no site.

Quem não puder comparecer aos encontros, mas quiser dar a sua contribuição, pode enviar suas opiniões ou sugestões por escrito, por meio do preenchimento de um formulário no site da iniciativa. É recomendado que as propostas de ações e metas relativas ao tema de cada fórum sejam enviadas até uma semana antes de sua realização, para que sejam apresentadas no fórum.

Plano de cultura
Os Fóruns UFMG de Cultura foram iniciados em 2014 pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) como espaços públicos de diálogo sobre temas culturais de interesse geral. Em 2021, os debates acontecerão de forma totalmente virtual, como uma oportunidade e um espaço de debate sobre temas que vão subsidiar as políticas culturais da universidade, visando a futura construção do Plano de Cultura UFMG (2023-2028).

As sugestões levantadas no ciclo, juntamente com os resultados da pesquisa do mapeamento cultural em andamento na UFMG, serão utilizadas para o aperfeiçoamento da Política Cultural da UFMG, enriquecida pela participação democrática dos membros da comunidade e pautada na descentralização da gestão da política cultural, no respeito e valorização da diversidade e na inserção plena da cultura no projeto acadêmico.

Programação
Confira as datas previstas para cada temática do Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura:

10/6 – Fórum Cooperação interinstitucional
15/6 – Fórum Criação de Redes de comunicação cultural na UFMG
17/6 – Fórum Universidade e cidade
24/6 – Fórum Transversalidade da cultura: ensino, pesquisa, extensão e política estudantil
1/7 – Fórum Transversalidade da cultura: relações internacionais, inovação e pós-graduação
8/7 – Fórum Patrimônio cultural: saberes da tradição e artes
15/7 – Fórum Acervo artístico e bens tombados