O projeto Entre Rios e Jardins é uma parceria entre a pesquisa Jardins Possíveis (professora Luciana Bragança – Escola de Arquitetura | UFMG) e a pesquisa Entre Rios e Ruas (professora Isabela Prado – Escola de Belas Artes | UFMG).

O Ribeirão Arrudas, elemento importante na paisagem da cidade, e que une as pesquisas Entre Rios e Ruas e Jardins Possíveis, é tomado como fio condutor para as propostas de Entre Rios e Jardins, que tratam da relação entre a cidade, suas águas, e elementos humanos e não-humanos, como plantas e animais.

A proposta estabelece uma interlocução com centros culturais na periferia e na área central de Belo Horizonte, localizados em regiões próximas ao Ribeirão Arrudas. Os elementos centrais da proposta são o resgate da memória dos moradores em sua relação com os rios, as plantas e animais, e uma reflexão sobre a cidade do desejo de cada um. São articulados na proposta o passado (memória), o presente (espaço vivido) e o futuro (desejo), a periferia e o centro.

A partir dessa abordagem, foram coletados relatos dos moradores, que serão veiculados pelo programa Rádio Janela, em várias regiões de BH. Os participantes também executaram desenhos que, associados a trechos dos relatos, foram utilizados na produção de imagens, para serem projetadas na fachada digital do Espaço do Conhecimento. Essas imagens também foram impressas, para serem aplicadas em muros nas imediações dos centros culturais.


VER


ESCUTAR

Introdução

Alceu | Gameleira

Elias | O caminho é o rio

Maria da Glória

Hortelões da lagoinha | Cida

Odilia e Rosângela

Você sabia?


VER E ESCUTAR


 

FICHA TÉCNICA

 

Coordenação:
Luciana Souza Bragança – Escola de Arquitetura UFMG
Isabela Prado – Escola de Belas Artes UFMG
Montagem dos vídeos: Luiz Eduardo Minks Pereira

Centros Culturais:
Lindéia Regina – CCLR
Salgado Filho – CCSF
Liberalino Alves de Oliveira – CCLAO
São Geraldo – CCSG