Oficina virtual “Hora da Palavra” do Espaço do Conhecimento UFMG propõe a construção de neologismos a partir de elementos do Sertão – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Oficina virtual “Hora da Palavra” do Espaço do Conhecimento UFMG propõe a construção de neologismos a partir de elementos do Sertão

A atividade é voltada ao público infanto-juvenil e integra a programação da mostra Sertãozinho, dentro da exposição virtual Sertão Mundo

A linguagem não é um elemento estático. Muito pelo contrário, ela está em constante mudança, atualizando-se a todo momento em que a usamos. Quem nunca criou novas palavras ou atribuiu novos significados às palavras que já existem? Em setembro, a oficina “Hora da palavra” do Espaço em Rede, no clima da exposição virtual Sertão Mundo, vai propor aos participantes a construção de neologismos utilizando como inspiração os elementos do Sertão. O encontro é realizado no dia 11 de setembro, sábado, às 10h, pelo Zoom, como parte do projeto Sertãozinho.

Quando juntamos duas palavras, fazendo com que elas se transformem em outra, ou adicionamos sufixos ou prefixos que antes não eram utilizados em uma palavra, acabamos por criar novas expressões. Esse processo é chamado pelos linguistas de neologia. Os neologismos que criamos são responsáveis pela constante transformação da língua portuguesa e são utilizados por diversos autores da literatura brasileira. Todos nós podemos criar neologismos, contribuindo para a formação e transformação da língua portuguesa.

Na oficina virtual “A hora da palavra”, vamos exercitar em conjunto o processo de criação de neologismos, utilizando imagens e instalações da exposição virtual Sertão Mundo, em especial do sertão mineiro, como base para essas concepções. A atividade busca trabalhar a criatividade e a imaginação dos participantes, além de contribuir para a percepção de que a língua portuguesa é viva e fluida, pregando o respeito por todas as variedades linguísticas do Brasil.

A atividade é destinada ao público infanto-juvenil a partir dos 8 anos de idade. O formulário para participação será aberto no dia 23 de agosto, pela página do Espaço em Rede (https://bit.ly/3uI3OZh) A atividade é gratuita, mas tem vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição.

Serviço:

Quando: 11 de setembro, sábado, às 10h

Onde: plataforma Zoom (o link será enviado aos inscritos por email)

Vagas: 20 | Inscrições: a partir de 06 de setembro, pelo formulário: https://forms.gle/rHZHMvyPgZuMQUwdA

Atividade gratuita

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH*, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.