Conheça o povo Pataxoop – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Conheça o povo Pataxoop

Conheça o povo Pataxoop

 

(Créditos: Kayke Quadros)

 

Você provavelmente já ouviu falar no povo Pataxoop, comumente chamado de Pataxó, que vive no sul da Bahia e no norte de Minas Gerais. É que essa população está em contato com os não indígenas desde o século 16! Vamos dar uma olhadinha na história desse povo? Fique com a gente!

 

Língua, identidade e resgate

Os Pataxó falam o português, mas usam um pequeno vocabulário resgatado de sua língua nativa, pertencente à família linguística maxakali. Um conjunto de famílias linguísticas diferentes constitui um tronco-linguístico que, nesse caso, é o Macro-Jê.

Resgatar um idioma é também uma forma de preservação da memória de um povo. Por isso, um grupo de pesquisadores Pataxó se dedica ao processo de retomada de sua língua. Para eles, trata-se de uma reconstrução coletiva!

 

Os rituais pataxó

A forma com que nos casamos mudou muito com o tempo, não é? Com o povo Pataxó, também foi assim. Há relatos de que, antigamente, o casamento era realizado entre primos, que deveriam provar sua força com um desafio: os noivos em potencial precisavam carregar uma tora de madeira!

O Awê é outro ritual bastante tradicional entre o grupo indígena. O termo se refere a diferentes momentos de festa, marcados por coreografias específicas. O caium, bebida alcoólica produzida a partir de raízes e tubérculos, não pode faltar!

 

Dona Liça e Kanatyo são curadores indígenas, na exposição, e exibem um pouco da vida Pataxoop – (Créditos: Deborah Lima)

 

Quer conhecer mais sobre essa história? Você precisa escutar o que os próprios indígenas têm a dizer! Essa é a proposta da exposição Mundos Indígenas: te levar a uma viagem sensorial por outras maneiras de viver e se relacionar com o ambiente que nos cerca. E tem mais! Tudo isso será mostrado por quem realmente entende do assunto: os próprios povos indígenas!

A mostra estará aberta ao público a partir de 03 de dezembro! A exposição, que tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e BDMG Cultural, apresentará cinco povos – Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Pataxoop e Tikmũ’ũn – e contará com curadoria indígena.

 

Fonte:
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Patax%C3%B3