Conheça o povo Ye’kwana – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Conheça o povo Ye’kwana

Conheça o povo Ye’kwana

 

 

Nos estados de Roraima e do Amazonas, lá no extremo norte do Brasil, está a área demarcada como terra indígena Yanomami que abriga ainda uma série de outros povos: e a comunidade Ye’kwana é uma delas! No Brasil, três aldeias deste grupo habitam a região, embora a maior parte da população esteja em outro país, a Venezuela. Conheça hoje o povo Ye’kwana em mais uma viagem pelos mundos indígenas com o Blog do Espaço!

 

Feliz ano novo! Os ritos ye’kwana

Você sabia que, no calendário tradicional desse povo indígena, a passagem do ano é celebrada em fevereiro? E este não é o único ritual ye’kwana: um exemplo é a festa da primeira enfeitação do bebê, quando os pequenos são adornados com os acessórios de miçanga. Trata-se de costumes tradicionais do povo, transmitidos ao longo das gerações.

 

Idioma das Américas

Você achava que, desse lado do oceano Atlântico, fala-se apenas português, espanhol e inglês? Não é bem assim… Olha só: o povo Ye’kwana é falante de uma língua da família Caribe, a segunda maior família linguística da América do Sul. Os idiomas dessa família linguística também estão em países como Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

 

Wätuunnä: busca pelo saber

Não importa qual é a cultura: a oralidade guarda relatos preciosos que, por meio das gerações, transmitem conhecimento e preservam a memória de um grupo. Para o povo Ye’kwana, essas histórias têm nome: wätuunnä. Elas são as narrativas originais e, juntamente com os cantos do povo indígena, falam sobre o surgimento do mundo e dos seres.

 

 

Que tal ouvir esses cantos, vindos lá do extremo norte brasileiro, no coração de Belo Horizonte? Essa é a proposta da exposição Mundos Indígenas: te levar a uma viagem sensorial por outras maneiras de viver e se relacionar com o ambiente que nos cerca. E tem mais! Tudo isso será mostrado por quem realmente entende do assunto: os próprios povos indígenas!

A mostra será lançada no dia 03 de dezembro. A exposição, que tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e BDMG Cultural, apresentará cinco povos – Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Pataxoop e Tikmũ’ũn – e contará com curadoria indígena.

 

 

Fonte:
LAURIOLA, Elaine Moreira. Amazônia em movimento:” redes” e percursos entre os índios Ye’kuana, Roraima. Cadernos de Campo (São Paulo, 1991), v. 11, n. 11, p. 21-35, 2003.

COSTA, Isabella Coutinho. ADEEKWE YE’KUANA: EU FALO YE’KUANA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 5, n. 1, p. 62-80, 2013.

ANDRADE, Karenina Vieira. Unidade e diferença: os Ye’kwana e suas relações com a fronteira binacional. Anuário Antropológico, n. II, p. 55-79, 2018.