Observação astronômica do Eclipse Solar, uma noite para celebrar a Lua, oficinas acessíveis e atividades educativas gratuitas compõem a programação de outubro no Espaço do Conhecimento UFMG
02 de outubro de 2023
Durante o mês de outubro, o Espaço do Conhecimento UFMG conta com atividades gratuitas que irão encantar todas as idades. No dia 14 (sábado), o museu convida o público para uma observação astronômica do Eclipse Solar Parcial, na Esplanada do Mineirão. Já na semana seguinte (21/10), uma programação especial da Noite Internacional de Observação da Lua irá preencher o Espaço do Conhecimento de diversão e descobertas celestes. Ainda, uma extensa programação durante a Semana das Crianças será ofertada gratuitamente ao público. (Clique e saiba mais!)
Guiado pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – “Educação de Qualidade”, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e pelos valores compartilhados com seus patrocinadores, o Instituto Unimed-BH e a Cemig, o museu se propõe a contribuir com a garantia de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. A programação também inclui oficina voltada para pessoas com trissomia do cromossomo 21 (Síndrome de Down), uma edição do projeto “Educação na Praça” sobre acessibilidade e inclusão dos surdos nas escolas, atividades gratuitas do evento “Se essa rua fosse nossa” e muito mais. Confira as informações completas:
Eclipse Solar Parcial (Observação na Esplanada do Mineirão)
Quando: 14/10 (sábado), das 15h às 18h
Descrição: Junte-se à equipe de astronomia do Espaço do Conhecimento na Esplanada do Mineirão para observar, gratuitamente, a fascinante ocultação parcial do Sol pela Lua. Por meio de um telescópio com filtro especial, o público poderá observar o Sol de maneira segura e conhecer um pouco mais de sua dinâmica. A atividade é gratuita e depende das condições climáticas.
Público: Todos os públicos, acima de 06 anos
Duração aproximada: 3h
Onde: Esplanada do Mineirão – Av. Presidente Carlos Luz – São Luiz – Belo Horizonte
Oficina “Fases da Lua” (Programação especial – Noite Internacional de Observação da Lua)
Quando: 21/10 (sábado), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: A oficina vai ensinar os participantes a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário: quando ela nasce e se põe, suas fases e por que ocorrem os eclipses. Serão utilizados modelos construídos em papel e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos celestes.
Público: Todos os públicos, a partir de 07 anos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 15 participantes
Onde: 5° andar (Hall) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Karaokê Lunar (Programação especial – Noite Internacional de Observação da Lua)
Quando: 21/10 (sábado), a partir das 19h
Descrição: A Lua já serviu de inspiração para artistas dos mais diversos gêneros musicais. A atividade convida os visitantes a soltarem a voz em um divertido karaokê, com canções emblemáticas que mencionam o nosso belo satélite natural.
Público: Todos os públicos
Duração aproximada: 2h
Onde: 5° andar (Hall) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Oficina “Coleção de Estrelas”
Quando: 28/10 (sábado), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: A diversidade de pessoas e culturas faz com que existam formas diferentes de colecionar estrelas, ou seja, formas diferentes de constelações. Na oficina “Coleção de Estrelas”, os participantes receberão mapas estelares para criarem suas próprias constelações. Haverá um espaço no verso de cada mapa para criar histórias a respeito da forma que foi imaginada, estimulando a criatividade dos participantes.
Público: Todos os públicos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 15 participantes
Onde: 5° andar (Hall) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Descobrindo o Céu: Terrores Cósmicos (virtual)
Quando: 19/10 (quinta-feira), às 17h
Descrição: Em um universo infinito, não são poucos os incríveis fenômenos do Cosmos que podem surpreender ou horrorizar. No mês de outubro, em que é comemorado internacionalmente o Halloween, o Núcleo de Astronomia do museu proporciona um tour pelos destinos mais sombrios da Via Láctea e além. Galáxias mortas, supernovas, planetas queimados, explosões de raios gama, buracos negros supermassivos, estados desconhecidos da matéria e formas ocultas de energia são apenas alguns dos tópicos que farão com que o público olhe para o universo com muito mais medo e admiração.
Público: Todas as idades
Onde: youtube.com/espacoufmg
Espaço Aberto a Educadores
Quando: 07/10 (sábado), às 10h
Descrição: O Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu busca, cada vez mais, se aproximar dos públicos que tenham interesse em planejar uma futura visita em grupo ao museu. Para isso, a atividade tem o objetivo de dialogar sobre as possibilidades educativas das visitas. A participação é efetivada mediante inscrição prévia.
Público: Docentes, estudantes de licenciatura, educadores museais e demais públicos
Duração aproximada: 2h
Número de vagas: Até 30 participantes
Inscrições: forms.gle/1nhsUBQufq2uyYpY8
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Oficina “Garrafas Sensoriais – Atividade para pessoas com T21”
Quando: 14/10 (sábado), às 14h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: Oficina voltada para pessoas com trissomia do cromossomo 21 (Síndrome de Down), em que os participantes irão criar suas próprias garrafas sensoriais. A atividade tem o objetivo de proporcionar um ambiente inclusivo e divertido para que pessoas com T21 possam se encontrar e interagir. Ao explorar diferentes elementos sensoriais, como cores, texturas e sons, os participantes estimulam os sentidos e exercitam a coordenação motora, por meio de uma experiência rica e envolvente. As garrafas sensoriais promovem o desenvolvimento motor e também podem ser usadas como uma estratégia de relaxamento, viabilizando momentos de calma e tranquilidade.
Público: Pessoas com trissomia do cromossomo 21 (Síndrome de Down), a partir de 07 anos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 15 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Oficina “Causos Fantásticos do Brasil”
Quando: 22/10 (domingo), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: A oficina visa divulgar histórias da cultura popular brasileira. Após a contação de histórias, os participantes terão a oportunidade de confeccionar seu próprio personagem, o Boitatá, com material reciclável.
Público: Todos os públicos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 15 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Educação na Praça: Acessibilidade e Inclusão dos Surdos nas Escolas
Quando: 28/10 (sábado), às 14h
Descrição: O “Educação na Praça” de outubro contará com Dinalva Andrade, atriz e intérprete de Libras, que irá conversar sobre acessibilidade e inclusão escolar, seu impacto na vida dos estudantes e como é possível aprimorá-la, proporcionando oportunidades igualitárias. O encontro também abordará a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) de 2015, que busca garantir direitos fundamentais às pessoas com deficiência, promovendo sua inclusão social e cidadania. A atividade será acessível em Libras e em português, com a participação de Bárbara Vítor, professora de Libras.
Público: Alunos de licenciatura, professores da educação básica, educadores de museus e demais públicos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 40 participantes
Inscrições: forms.gle/VswdHAEpZkwWxaVU6
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Oficina “Tabuleiro Acessível”
Quando: 29/10 (domingo), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: Na atividade serão oferecidos diferentes jogos de tabuleiro, com o intuito de promover acessibilidade e inclusão no ambiente museal por meio de atividades lúdicas. Em paralelo, a oficina visa convidar a comunidade surda para interagir com o museu em uma atividade de lazer. A atividade será realizada em parceria com o projeto Tabuleiro Acessível, que tem o objetivo de acessibilizar e democratizar a cultura de jogos de tabuleiro.
Público: Todos os públicos, a partir de 06 anos
Duração aproximada: Até 2h
Número de vagas: Até 20 participantes
Onde: 2° andar (Sala de Oficinas) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Como parte da Semana das Crianças, o Espaço do Conhecimento integra o evento “Se essa rua fosse nossa”, em uma ocupação da Praça da Liberdade e da Alameda da Educação, em parceria com outros museus do Circuito Liberdade. Entre os dias 07 e 15 de outubro, o museu também promove uma programação especial com atrações diárias de terça a domingo, sempre às 15h.
Observação Solar (“Se essa rua fosse nossa”)
Quando: 07/10 (sábado), às 10h
Descrição: Ao longo da atividade, se propícias as condições climáticas, o público terá a oportunidade de observar o Sol em detalhes, percebendo manchas solares por meio de um telescópio equipado com um filtro solar adequado para observação segura do astro.
Público: Todos os públicos, acima de 06 anos
Duração aproximada: 2h
Onde: Alameda da Educação – Praça da Liberdade – Funcionários
Oficina “Descobrindo os Dinossauros” (“Se essa rua fosse nossa”)
Quando: 07/10 (sábado), às 15h
Descrição: Na atividade, os participantes conhecerão alguns fatos sobre os dinossauros, o período em que viveram e as diferenças entre alguns deles – com foco no Tiranossauro Rex. O público também confeccionará um Tiranossauro Rex de origami, tornando a oficina ainda mais divertida.
Público: Todos os públicos, acima de 08 anos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 15 participantes
Onde: Alameda da Educação – Praça da Liberdade – Funcionários
Observações no Terraço Astronômico
Público: Crianças, jovens e adultos
Número de vagas: 105 senhas, distribuídas no dia da atividade. A cada 15 minutos, um grupo de 15 pessoas tem acesso ao terraço para observar nos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade.
Onde: 5° andar – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Obs.: Atividade sujeita às condições climáticas.
Sessões de Planetário
Em uma experiência imersiva no Planetário do museu, os visitantes poderão conhecer mais sobre o mundo da astronomia. A programação pode ser acessada pelo site e os ingressos devem ser adquiridos na recepção no mesmo dia da atividade, com pagamento exclusivamente no cartão de débito. Esta é a única atração paga do museu, com entradas no valor de R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada).
Serviço: Observações astronômicas, oficinas acessíveis e atividades educativas gratuitas compõem a programação de outubro no Espaço do Conhecimento UFMG
Quando: 01 a 31 de outubro de 2023
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Sobre a Cemig
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.