Sábado com Libras – Desvendando as Constelações Guaranis – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Sábado com Libras – Desvendando as Constelações Guaranis

Contação de histórias mostra como os povos guaranis enxergam as constelações

 

 

O conhecimento astronômico dos povos indígenas está diretamente ligado ao cotidiano das aldeias, onde se cultiva uma relação íntima com os fenômenos celestes. No próximo sábado, dia 08 de fevereiro, os visitantes poderão entender melhor o assunto na atividade Desvendando as constelações guaranis, que acontece às 14h. Na ocasião, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe a atriz e intérprete Dinalva Andrade, que torna a contação de histórias acessível ao público surdo.

 

Profundos conhecedores da fauna e da flora, os povos guaranis dão muita importância ao céu e a seus elementos. A Via Láctea é chamada de Caminho da Anta pela maioria de seus grupos, que enxergam muitas figuras formadas pelo conjunto de estrelas. A mais famosa é a Constelação da Ema, que mostra a ave devorando dois ovos que estão em sua garganta.

 

A atividade tem classificação livre, é gratuita e acessível às pessoas que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para participar, é preciso somente retirar uma senha na recepção.

 

Sábado com Libras
Desde 2015, o projeto Sábado com Libras une pessoas fluentes em Língua de Sinais e estudiosos do idioma para encontros e trocas. Atualmente, a programação oferece atividades semanais acessíveis sobre ciência e cultura semanalmente.

 

 

Sábado com Libras: Desvendando as constelações guaranis
Quando: sábado, 08 de fevereiro, às 14h
Classificação: livre
Entrada: gratuita
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH