Um museu, treze anos, muitas histórias – Espaço do Conhecimento UFMG

visite | BLOG | Um museu, treze anos, muitas histórias

Um museu, treze anos, muitas histórias

Conheça 6 curiosidades sobre o nosso querido Espaço do Conhecimento UFMG

21 de março de 2023

Ouça também no Spotify!

O dia 21 de março representa uma data importante para o Espaço do Conhecimento UFMG: a celebração de seu aniversário. Desde sua inauguração em 2010, passaram-se 4.748 dias ou 113.952 horas – treze anos de uma trajetória construída coletivamente com uma equipe diversa e multidisciplinar.

Ao longo dos anos, exposições, eventos, atividades educativas e culturais permitiram uma troca mútua de conhecimento junto a mais de 695 mil visitantes que passaram pelo museu. Dentre eles, estudantes curiosos, professores inspiradores, turistas exploradores, figuras renomadas, moradores da capital mineira, da região metropolitana, do interior de Minas, do Brasil e do mundo. Uma constelação de pessoas tão diferentes unidas em um só lugar.

Como forma de celebração a este momento especial, o Blog do Espaço se junta à programação de aniversário do museu, apresentando algumas curiosidades do espaço mais intrigante da Praça da Liberdade.

Inauguração

Fachada Digital – Espaço do Conhecimento UFMG

• O Espaço do Conhecimento UFMG foi inaugurado em 21 de março de 2010, sendo  o primeiro prédio a compor oficialmente o Circuito Cultural Praça da Liberdade, hoje Circuito Liberdade, complexo que reúne mais de 30 equipamentos.

• Centenas de pessoas participaram da cerimônia de inauguração do museu em um agradável domingo. O momento marcante contou com shows de Milton Nascimento e Lô Borges, além da participação de outros importantes artistas mineiros como Fernanda Takai, Rogério Flausino e Telo Borges.

Prédio

Prédio – Espaço do Conhecimento UFMG (Foto: Maria Eduarda Abreu)

• Curiosa por si só, a estrutura externa do museu apresenta-se singular em relação a  seus vizinhos. O edifício original, localizado no número 700 da Praça da Liberdade, foi construído no ano de 1961 como um anexo da Secretaria de Estado da Educação. Em 1993, passou a abrigar a Reitoria da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

• O prédio do Espaço do Conhecimento possui como característica arquitetônica a ausência de janelas e outras aberturas para ventilação natural, com exceção do terraço, no 5º andar. Desta forma, conta com ventilação artificial de ar condicionado em todos seus andares.

• O quinto e último andar do museu abriga um Planetário de última geração: o primeiro de Minas Gerais. O ambiente também apresenta o Terraço Astronômico, que funciona a partir de um teto retrátil que permite a utilização de telescópios e de instrumentos para a observação celeste.

• Por fim, a fachada do prédio também se destaca. Revestida com um material vítreo especial, foi pensada para ser uma grande tela de projeção, com um sistema composto de 12 projetores multimídia. A Fachada Digital permite a exibição de vídeos e filmes com alta definição, possibilitando a interatividade entre o edifício e a sociedade. O Espaço do Conhecimento recebe propostas externas da população para exibição gratuita na Fachada Digital. (Descubra mais informações sobre esse processo.)

Você deve se perguntar, afinal, quem faz o Espaço? E a resposta é simples. Eu, você, nós! Nosso querido museu é feito a muitas mãos – bolsistas, estagiários, professores, celetistas, terceirizados, patrocinadores, parceiros, e, também, pelo público. Parabéns a cada um de nós, e aqui estamos, prontos para mais 13 anos de histórias e memórias incríveis! Viva a cultura, a ciência e a troca de saberes. Viva o Espaço do Conhecimento UFMG!

Bolsistas, estagiários, professores, celetistas e terceirizados do museu  (Foto: Kayke Quadros)

Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Spotify

[Texto de autoria de Fernando Silva, assessor de comunicação no Núcleo de Comunicação e Design]