Você sabe o que é mediação no museu? – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Você sabe o que é mediação no museu?

Você sabe o que é mediação no museu?

 

Olá professores e educadores! Criamos este “Espaço aberto a Educadores” como nosso canal de comunicação aqui no Blog do Espaço! Compartilharemos por aqui algumas informações, dicas e provocações que possam contribuir para o seu planejamento de visita com a sua turma e ajudá-lo a entender melhor como nós também nos preparamos para recebê-los. 

 

Para começar, temos uma pergunta provocativa: você sabe o que significa a palavra mediação no contexto das visitas a museus?

 

A mediação tem como intuito, a partir do diálogo, de ampliar, construir e reconstruir entendimentos, conceitos e experiências para todos os envolvidos no processo da visita. Assim, mediar a relação do público com as exposições é um processo não somente de fala, mas principalmente de escuta.

 

 

O processo de mediação parte da compreensão de que as diferentes formas de conhecimentos científicos e culturais não são propriedade absoluta de especialistas ou instituições específicas, mas se constroem constantemente com a participação de toda a sociedade. É função da mediação estimular a consciência crítica sobre a realidade que nos cerca através da materialidade, da sensorialidade e, também, do confronto de ideias. 

 

Assim como no contexto escolar não devemos tomar os alunos como meros receptores passivos de informações, o mesmo vale para os visitantes de uma exposição no museu. Cada um traz a sua bagagem de experiências e interpretações da realidade e o conhecimento se constrói na troca, nas relações. Nosso intuito é garantir um acesso democrático à ciência e à cultura, de forma ampla, procurando adaptar nossa linguagem a públicos de diferentes faixas etárias, origens, culturas e interesses. 

 

 

Se você já visitou o Espaço do Conhecimento UFMG já deve ter se deparado com algumas pessoas com coletes bem descolados pelas exposições, correto? São os nossos mediadores! Eles são alunos de graduação da UFMG, das mais diversas áreas do conhecimento. São eles os responsáveis pelo atendimento a grupos escolares agendados e aos demais visitantes espontâneos. 

 

 

Nossa equipe de mediadores se prepara para essa função através de leituras, palestras e trocas de experiências sobre o conteúdo das exposições, sobre os diferentes perfis de públicos e suas necessidades, sobre práticas educativas dos museus e muito mais. São sujeitos em formação permanente, que também aprendem muito no contato com professores/educadores e alunos que visitam o Espaço, reformulando sempre suas ideias e narrativas. 

 

Para o mediador, é muito importante, portanto, que os visitantes se sintam à vontade para se colocarem sobre suas impressões e sobre as inquietações provocadas pelas exposições e atividades no museu. Convidamos você e sua turma a trocar conosco!

 

 

Gostou de conhecer um pouco sobre mediação? Queremos saber sua opinião sobre o assunto! Nos escreva pelo e-mail espacoabertoaeducadores@gmail.com.

 

Para saber mais: 

 

Fique ligado no Espaço Aberto a Educadores! Todo mês traremos um texto novo para dialogarmos também por aqui.