Temas


Na arte, e através dela, é possível quebrar regras e propor outras. O século XXI cobra-nos um novo momento, uma ruptura com o convencional.

Nosso tempo propicia ótima oportunidade para esse trabalho, de romper e estabelecer limites, buscar novos conhecimentos e, principalmente, educar pela arte, formando um público com capacidade crítica autônoma, coerente e participativa.

O Festival de Inverno da UFMG é um desses raros momentos, em que se conjugam estas ações. Momento ideal para a experimentação, a criatividade e a busca de linguagens inovadoras.

Essa é a proposta para o 35° Festival de Inverno da UFMG, a realizar-se na cidade de Diamantina, em julho de 2003. Integrando a programação do Festival, o Fórum Internacional de Arte Contemporânea “Limites: rupturas e desdobramentos” permitirá refletir e discutir sobre as atuais fronteiras artísticas e suas possíveis manifestações.

Outro segmento do Festival de Inverno é a profissionalização das atividades culturais discutida sob esta nova ótica, Propostas para um novo tempo, tema que será abordado pelo seminário “Gestão Cultural”.

Outro segmento do Festival de Inverno é a profissionalização das atividades culturais discutida sob esta nova ótica, na forma de propostas para um novo tempo, que serão abordadas pelo seminário “Gestão Cultural”.


Preocupados em colocar o homem como foco de nossas ações, será realizado o módulo “Ações Sobre o Meio Ambiente e o Turismo Sustentável”.

Finalmente, enfatizando a relevância social do desenvolvimento através da arte e da cultura, encerraremos o 35° Festival de Inverno da UFMG com o módulo “Jornada do Futuro”, voltado para crianças, adolescentes e professores da região, com nítidos objetivos formadores e desencadeadores de processos.

Com o terreno preparado, em 2004, durante o 36° Festival de Inverno da UFMG, iniciar-se-ão as práticas experimentais em cada área, preferencialmente inter-relacionadas, buscando novos rumos, novas soluções conceituais e estéticas. As palavras de ordem serão os verbos experimentar e ousar; o objetivo será o de ultrapassar limites.