7º Festival de Verão da UFMG

Vadiar é preciso, o resto é improviso

Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 - Centro
Carnaval 2013
8 a 12 de fevereiro

Poesia Expandida

A oficina se desenvolverá sobre três suportes – o caderno, a imagem e o som - e três eixos investigativos: a memória literária, a poesia expandida e a saúde. Juntos e no ato de escrever eles constituem o que chamamos aqui, com Deleuze, "uma passagem de vida". A noção de "poesia expandida", juntamente com a frase de Maria Gabriela Llansol "meter a mão no pensamento", que aqui tomamos como horizonte, cria um espaço textual, um laboratório de investigações poéticas e de práticas de leitura e escrita. O ato de ler e a potência da literatura, expandidos, encontram nos exercícios da escrita, desdobramentos improváveis e inimagináveis. Trata-se de uma travessia poética, em que a prática escritural ao mesmo tempo colhe-cria o poema, expande o poema para o mundo e atravessa o poema – para a existência de "vários mundos estéticos dentro de um único mundo físico".

Professores: João Rocha e Cinara de Araújo (Belo Horizonte/MG)

Colaboradoras: Izabela Assumpção D’Urço (BH) e Marcinha Silva (BH)

Público-alvo: estudantes e profissionais da área da saúde, das artes, das ciências, poetas, escritores, calígrafos, professores, leitores, músicos, coloristas, amantes da poesia e do ato de escrever.
Vagas: 20
Carga horária: 32 horas
Período: 9 a 12 de fevereiro
Horários: das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30
Material do aluno: papéis coloridos, linhas coloridas para crochê e tricô e tudo com o que se possa escrever (lápis, canetas, tinta, carvão...)