id do menu eh: 4
Conteúdo

Coordenação

Coordenador geral

Maurício José Laguardia Campomori (UFMG) arquiteto formado pela UFMG (1992), onde também concluiu o mestrado em Arquitetura (1999). Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. É professor da Escola de Arquitetura da UFMG desde 1996. Chefiou o Departamento de Projetos (1998-2002). Integrou a Câmara de Pesquisa e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE (2002-2005). É membro do Conselho Diretor da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte e Secretário Executivo do Conselho Consultivo de Cultura da UFMG. É Diretor de Ação Cultural da UFMG.

Coordenadores de Área

Ciências da Vida e Saúde

Adlane Vilas-Boas Ferreira (UFMG) – graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Genética - University of British Columbia (1997). Atualmente é professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética de Fungos, atuando principalmente com fungos filamentosos (mating-type, antifúngicos e fitopatógenos). Desenvolve também um trabalho de divulgação científica junto à Rádio UFMG Educativa.

Débora d'Ávila Reis (UFMG) - graduada em Bioquímica pela UFMG, com mestrado em Bioquímica (UFMG) e doutorado na área de Imunologia (UFMG e Vanderbilt University, EUA). Fez dois anos de pós-doutorado no Laboratório de Imunologia do Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora do Departamento de Morfologia e pesquisadora do programa de pós-graduação em Biologia Celular. Atua também na área de popularização da ciência, sendo coordenadora do programa de extensão universitária "Universidade das Crianças".    

Humanidades, Letras e Artes

Carlos Antônio Leite Brandão (UFMG) - graduado em Arquitetura (UFMG, 1981), especialista em Cultura e Arte Barroca (UFOP, 1987), Mestre em Filosofia (UFMG, 1987) e Doutor em Filosofia (UFMG, 1997). Desde 1983 é professor de História da Arte e da Arquitetura na Escola de Arquitetura da UFMG, onde foi diretor e coordenador da pós-graduação. Atualmente é diretor-presidente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. Dentre várias publicações destacam-se os livros As cidades da cidade (2005); Quid Tum? O Combate da Arte em Leon Battista Alberti (2000), A Formação do Homem Moderno vista através da Arquitetura (1999). Trabalhando como dramaturgista do Grupo Galpão, foi responsável pelas montagens de Romeu e Julieta (1990), Um Molière Imaginário (1998), Partido (2000) e O Inspetor Geral (2002).

Ciências Exatas, da Terra e Tecnologias

Oriane Magela Neto (UFMG) - graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), doutor em Engenharia Elétrica pelo Imperial College London (1996) e fez pós-doutorado na Tokyo Metropolitan University (2002). É professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG com atuação na graduação e pós-graduação. Suas linhas de pesquisas atuais envolvem a dinâmica, o controle e a otimização dos sistemas elétricos de energia.

Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashi (UFMG) - obteve os graus de bacharel e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, em 1989 e 1991, e o de doutor em Eng. Elétrica pela UNICAMP, em 1998. É docente na UFMG desde 1992, atuando desde 2002 no seu Departamento de Matemática. Desenvolve pesquisa nas áreas de Teoria de Controle e de Teoria da Otimização, sendo que nesta última vem estudando principalmente os temas da Otimização Multiobjetivo e da Computação Evolutiva. Seu currículo no CNPq registra a autoria de mais de 40 artigos publicados ou aceitos para publicação em periódicos indexados, e mais de 80 trabalhos publicados em anais de congressos, e ainda a orientação ou co-orientação de onze teses de doutorado e onze dissertações de mestrado já concluídas. Coordena atualmente um projeto CAPES-GRICES de cooperação internacional com a Universidade do Algarve (Portugal).

Projetos Especiais

Cleusa Graça da Fonseca (UFMG) – Doutora em Ciências Biológicas (Genética) pela USP (1991). Atualmente, é professora associada do Departamento de Biologia Geral (ICB/UFMG). Atua como docente permanente no Programa de Pósgraduação (M e D) em Genética da UFMG. Orientou 23 dissertações de mestrado e quatro teses de doutorado, já concluídos. Sua atuação se dá principalmente nas subáreas de Genética Quantitativa e de Genética de Populações, aplicadas ao Melhoramento Genético Animal, à Conservação da Fauna Silvestre e à Genética Humana. Participa do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD), que tem como foco de atuação o Parque Estadual do Rio Doce (PERD). Coordena linhas de pesquisa  relacionadas à evolução de Onychophora de Minas Gerais e à diversidade genética de pequenos mamíferos. Em relação à Genética Humana, tem desenvolvido trabalhos relacionados com a estrutura atual e a história da população de MG, e com a distribuição das frequências de alguns mutantes responsáveis por patologias humanas. Tem participado da administração universitária, através do exercício de coordenação de cursos, da chefia departamental e da representação em órgãos colegiados.