Universidade precisa se reaproximar da sociedade, defende Luiz Oosterbeek

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019, às 9:22

Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, mentor da Conferência das Humanidades fala sobre a necessidade de se reduzir distância entre a produção de conhecimento e a vida cotidiana

Luiz Oosterbeek fala na abertura da 2ª Conferência Internacional das Humanidades. Foto: Raphaella Dias | UFMG

A UFMG sediou nesta semana a 2ª Conferência Internacional de Humanidades, evento que organiza em parceria com a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Luiz Oosterbeek, secretário do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH) da Unesco, conversou com o programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, sobre a realidade das Humanidades no mundo, ocasião em que defendeu que é tempo de a universidade trabalhar para reduzir a distância que a separa da sociedade.

Na entrevista, o integrante das comissões organizadora e científica da Conferência também afirmou, entre outras coisas, que a UFMG tem se posicionado cada vez mais “como um ponto de referência internacional – particularmente, para a América Latina, mas não apenas”.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas no portal UFMG.

Com o objetivo de proporcionar à sociedade civil, aos pesquisadores e aos gestores de universidades um espaço para o debate interdisciplinar sobre as questões caras ao pensamento atual, a 2ª Conferência Internacional das Humanidades foi realizada de 9 a 11 de dezembro na UFMG.

(Produção: Letícia Finamore, sob orientação de Luíza Glória)