Data: 26 e 27 de março de 2015
Locais: Auditório da Reitoria, Escola de Engenharia e Faculdade de Medicina.

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares – IEAT – realiza a cada ano um Seminário Anual.  Os caminhos da transdisciplinaridade dentro da UFMG, perspectivas e projetos futuros e os resultados dos projetos desenvolvidos pelos professores residentes do Instituto foram o tema do Seminário IEAT 2015, que aconteceu nos dias 26 e 27 de março de 2015.

O evento foi aberto por Jaime Arturo Ramírez, reitor da UFMG, Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashi, Pró-Reitor de Graduação da UFMG, e Estevam Barbosa de Las Casas, Diretor do IEAT. Na sequência das atividades, o Seminário contou com a participação dos ex-diretores do Instituto e do diretor do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor José Vicente Tavares dos Santos. Foram realizadas mesas redondas em torno das questões ligadas à disseminação de práticas transdisciplinares dentro da UFMG e palestras sobre o “Projeto de transversalidade no ensino da UFMG” e o “Ensino não presencial na UFMG”.

Já no segundo dia, as atividades concentraram-se em três locais. Na parte da manhã, aconteceu, em duas escolas, o “Workshop Residentes do IEAT” e no período da tarde o evento se concentrou no Auditório da Reitoria, onde foi realizado os relatos das sessões: “Perspectivas e futuros projetos do IEAT”, com a presença de Sandra Regina Goulart Almeida, Vice-reitora da UFMG e dos membros do comitê diretor do IEAT.