Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1992) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1998). Fez treinamento em Ciências da Vida Espacial, Space Life Sciences Training Program – National Aeronautics and Space Administration (SLSTP-NASA), foi Visiting Scholar na University of Illinois College of Medicine at Peoria, Senior Research Fellow no King’s College London e Research Fellow da Harvard Medical School / Massachusetts General Hospital em Boston. Membro titular da Neurobiology Commission da International League Against Epilepsy (NBC-ILAE) e Presidente Eleito da Sociedade Brasileira de Fisiologia (2023). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais: Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Neurociências (NNC) e Diretor do Centro de Tecnologia e Pesquisa em Magneto Ressonância (CTPMAG). Possui experiência na área de Fisiologia, com ênfase em neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: redes neurais, epilepsia e eletrofisiologia.