O Programa Professor Residente do IEAT está com inscrições abertas para seis vagas destinadas a professores e pesquisadores internos à UFMG. As inscrições podem ser feitas de 20 de agosto a 16 de novembro de 2022.

Podem participar docentes da UFMG, em exercício, eméritos ou aposentados que desenvolvam atividades como voluntários na Universidade, com contribuição na formação de recursos humanos e produtividade em atividades de pesquisa. Os projetos de pesquisa poderão ser apresentados individualmente ou em conjunto por dois professores.

Os aprovados terão apoio do IEAT para o desenvolvimento de pesquisas avançadas e transdisciplinares pelo período de 04 de abril de 2023 a 03 de abril de 2024, podendo haver ajustes nessas datas em caso de mudanças no calendário acadêmico.

Durante o desenvolvimento dos projetos de residência, os pesquisadores aprovados terão a oportunidade de interagir entre si e ficarão responsáveis por ministrar, em conjunto, uma disciplina de cunho transdisciplinar relacionada aos seus projetos de pesquisa para estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do endereço eletrônico editais@ieat.ufmg.br até o dia 16 de novembro de 2022.

Os resultados serão divulgados no dia 20 de janeiro de 2023.

Das contrapartidas do Programa

Ao residente é oferecido apoio logístico, através da secretaria do IEAT, bem como, dentro das possibilidades orçamentárias do Instituto, a concessão de passagens e diárias ao residente que necessite participar de eventos que estejam previstos no projeto. Os residentes terão prioridade para a publicação de trabalhos oriundos dos projetos de residência na Coleção IEAT na Editora UFMG e vantagem, em caso de empate durante o processo de seleção, na indicação de nomes para o programa Cátedras FUNDEP/IEAT.

Como novidade, esta chamada irá conceder uma bolsa de Iniciação Científica para os residentes aprovados que incluírem essa solicitação no projeto de pesquisa. Durante a residência, será concedida, ao departamento do origem do candidato aprovado, até duas complementações de bolsas acadêmicas, para que estudantes da pós-graduação da UFMG, selecionados por meio de edital, possam contribuir com os encargos didáticos do docente afastado na graduação.

Chamada-Professor-Residente-IEAT-2022

Regulamento-Programa-Professor-Residente-IEAT_v.-2018