Foto: Comissão gestora discute os próximos passos da operacionalização da Cátedra Fundep “Magda Soares” de Educação Básica. (acervo IEAT/UFMG)
Foi realizada hoje, dia 27 de agosto, na sede do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG, a primeira reunião da comissão gestora da Cátedra Fundep “Magda Soares” de Educação Básica.
Participaram da reunião os professores da UFMG Júlio Emílio Diniz-Pereira, da Faculdade de Educação (Fae) e coordenador da cátedra; Maria José Batista Pinto Flores, pró-reitora adjunta de Graduação da UFMG; Patrícia Kauark Leite, diretora do IEAT; Cleida Aparecida de Oliveira, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); Jussara de Loiola Araújo, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx); Meily Assbú Linhales, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO); e Juliana Miranda Filgueiras, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).
Segundo o professor Júlio Emílio Diniz-Pereira, no encontro foram debatidas informações quanto a organização e o funcionamento da cátedra e levantadas algumas ideias acerca de atividades e possibilidades de pesquisas sobre Educação Básica e formação de professores da área vinculada ao programa.
Sobre a Cátedra
A Cátedra Fundep “Magda Soares” de Educação Básica integra o primeiro programa de cátedras de longa duração no âmbito do IEAT, com financiamento da Fundação de Apoio (Fundep) da UFMG. O programa tem como objetivo principal atrair pesquisadores de renome internacional para colaborarem de forma mais orgânica com os grupos de pesquisa da UFMG, visando o avanço qualificado e inovador da pesquisa transdisciplinar.
Direcionada ao tema da Educação Básica, a Cátedra Fundep “Magda Soares” tem como catedrático o professor António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa e referência mundial nos estudos sobre formação de professores. Em maio, Nóvoa esteve na UFMG para o lançamento da cátedra e, em setembro, estará novamente na Universidade para participar de uma série de encontros sobre as pesquisas em Educação Básica no âmbito da cátedra.