O Programa Professor Residente do IEAT está com inscrições abertas para seis vagas destinadas a professores e pesquisadores internos à UFMG. As inscrições podem ser feitas de 5 de julho a 22 de setembro de 2023.

Podem se candidatar docentes da UFMG, em exercício, eméritos ou aposentados que atuem como voluntários na Universidade. Os participantes devem ter comprovada contribuição na formação de recursos humanos e produtividade em atividades de pesquisa. Os projetos de pesquisa poderão ser apresentados individualmente ou em conjunto por dois professores.

Os aprovados vão desenvolver os projetos de pesquisa, com destacado caráter transdisciplinar, de 1º de março a 31 de dezembro de 2024.

Durante o desenvolvimento da residência, o pesquisador aprovado deverá ter liberação total dos encargos administrativos e de graduação. Como contrapartida, o departamento de origem do candidato aprovado receberá até duas complementações de bolsas acadêmicas, para que estudantes da pós-graduação da UFMG, selecionados por meio de edital, possam contribuir com os encargos didáticos do docente afastado da graduação.

Em sua estadia no IEAT, o residente deverá participar de reuniões e eventos promovidos pelo Instituto; ofertar, em conjunto com os demais residentes, atividades geradoras de crédito para discentes da UFMG; e promover ao menos uma iniciativa relacionada ao seu projeto de pesquisa, como palestras, oficinas e cursos de curta duração ou realizar um workshop, de abrangência internacional.

Através da secretaria do IEAT será oferecido aos residentes, apoio logístico para a realização de atividades relacionadas ao projeto de pesquisa e uma bolsa de Iniciação Científica aos candidatos aprovados que incluírem essa solicitação no projeto de pesquisa, com exceção para residentes que se enquadrem na condição de professor voluntário e/ou emérito. Além disso, os residentes terão prioridade para a publicação de trabalhos oriundos dos projetos de residência na Coleção IEAT na Editora UFMG e vantagem, em caso de empate durante o processo de seleção, na indicação de nomes para o programa Cátedras.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do endereço eletrônico editais@ieat.ufmg.br até o dia 22 de setembro de 2023. O resultado será divulgado até 30 de novembro de 2023.

Regulamento Programa Residente 2023

Chamada Professor Residente IEAT 2023