A Revista da UFMG está com chamada aberta para a submissão de trabalhos para o seu novo volume número 30 sobre o tema Inteligência e Inteligência Artificial. São aceitos, além de artigos, ensaios, comentários, notas, resenhas e entrevistas, que serão avaliados previamente pela Comissão Editorial da Revista.

O prazo de submissão termina no dia 15 de agosto de 2023.

A chamada propõe acolher trabalhos que discutam as implicações da inteligência artificial e o seu potencial de transformação das práticas atuais na sociedade. De acordo com os editores, embora a pandemia da covid-19 tenha acelerado a adoção de mudanças impulsionadas pela IA, o crescente debate sobre o uso de tais tecnologias na tomada de decisões e em diversas atividades humanas, incluindo o trabalho, expõem algumas questões preocupantes, mas também potencialidades. Assim, esta edição convida autores e autoras a debaterem os riscos e benefícios da adoção da inteligência artificial, em seus vários aspectos, como a questão da tomada de decisão pela IA, o uso de algoritmos proprietários restritos a grandes conglomerados, a IA no trabalho e a sua relação com a concentração de riqueza e exclusão social, o impacto da IA na educação, na produção de energia, de alimentos, na saúde e medicina, na justiça e na política, e nas novas formas de organização social, dentre outros.

A chamada completa pode ser acessada abaixo ou no portal de Periódicos da UFMG.

CHAMADA-ARTIGOS-PORTUGUES-30-IA

CHAMADA-ARTIGOS-INGLES-30-IA

CHAMADA-ARTIGOS-ESPANHOL-30-IA

 

Os artigos devem obedecer às Normas de Publicação disponíveis no site da Revista UFMG, incluindo um mínimo de 17 e um máximo de 25 páginas, incluindo tabelas, mapas, gráficos e outras imagens e informações não textuais. Somente serão aceitos trabalhos inéditos no Brasil que abordem diferentes perspectivas dentro do tema proposto.