Nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, será realizado na UFMG o Seminário Saberes Tradicionais e Notório Saber. O evento terá lugar no auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2) da UFMG. .

O encontro reunirá mestras e mestres dos saberes tradicionais, que irão relatar suas trajetórias como docentes da Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG e como doutores e doutoras por notório saber, atuando em diferentes universidades. Docentes e discentes da UFMG também compartilharão suas experiências de aprendizagem durante o evento.

O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica da UFMG e à comunidade externa. Haverá certificação da participação, podendo ser contabilizada como créditos de extensão para discentes. A inscrição deve ser feita por meio do formulário eletrônico disponível on-line.

A programação geral pode ser conferida no site do evento.

O seminário é uma realização da Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG e conta com a parceria entre UFMG e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), através de projetos de pesquisa coordenados pelos professores César Geraldo Guimarães, do Departamento de Comunicação Social da UFMG, e Juarez Pereira Furtado, do Instituto de Saúde e Sociedade (ISS) da Unifesp.

O seminário conta com o apoio da Cátedra Kaapora de Conhecimentos Tradicionais e não-Hegemônicos da Unifesp, dos programas de pós-graduação da UFMG em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) e Comunicação Social (PPGCOM), do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT), da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da UFMG, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).