Início da residência: 30 de novembro de 2020

Residente do IEAT, Geane Carvalho Alzamora é graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora associada do Departamento de Comunicação Social da UFMG, membro do corpo docente permanente do Programa de Pós- Graduação em Comunicação Social da UFMG, membro do Comitê de Ciências Humanas da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG, coordenadora do Núcleo de Assessoramento de Pesquisa (NAPq) da FAFICH/UFMG e coordenadora do Projeto Estruturante de Ensino Laboratório de Conexões Intermídia (DCS/UFMG). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG no biênio 2016-2018. É bolsista Produtividade em Pesquisa/CNPq Nível 2, pesquisadora FAPEMIG e co-líder do Núcleo de Conexões Intermídia (CNPq/UFMG).


A DINÂMICA TRANSMÍDIA DE NOTÍCIAS FALSAS SOBRE CIÊNCIAS: JORNALISMO E EDUCAÇÃO

Esta proposta tem por objetivos investigar de que modo a dinâmica transmídia de notícias falsas sobre ciências impacta na crença social por meio de disputas de sentido em rede e desenvolver estratégias metodológicas transdisciplinares para atividades de pesquisa, ensino e extensão nessa área. Especificamente, pretende-se: a) fomentar a construção interinstitucional de rede de pesquisa transdisciplinar na área investigada; b) estimular a produção de conhecimento teórico-metodológico e empírico-conceitual em comunicação transmídia voltada para a disputa de sentidos em torno de dinâmicas transmídia de notícias falsas sobre ciências; c) promover a expansão social do conhecimento produzido por meio de atividades de ensino e extensão; d) desenvolver, aplicar e avaliar metodologia original em comunicação transmídia com foco em análise de produção, distribuição e circulação de notícias falsas sobre ciência; e) realizar experimento metodológico em alfabetização transmídia sobre o tema investigado.

O desenvolvimento desta proposta deve resultar em: metodologia original para análise de dinâmica transmídia de notícias falsas sobre ciência; metodologia original para planejamento comunicacional em alfabetização transmídia; realização de evento sobre o tema desta investigação, com vistas à consolidação de rede acadêmica em formação; elaboração de um livro derivado desta investigação; elaboração e submissão (a eventos e/ou publicações) de dois artigos de divulgação científica; planejamento de kit transmídia para alfabetização transmídia.