Período da Residência: 06 de março de 2023 a 22 de dezembro de 2023

Departamento de Ciências Administrativas – Faculdade de Ciências Econômicas/UFMG

Márcio Augusto Gonçalves possui graduação em Engenharia Civil (1982), especialista em Análise de Sistemas pelo ICEx/UFMG (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e PhD em Administração – Aston University (2002). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG. Atua no PPGA-CEPEAD e no MPGSS da UFMG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, Gestão de Custos, Estratégia e Projetos.

Atua principalmente nos seguintes temas: Economia da Saúde, Finanças Corporativas e da Saúde, Gerenciamento de Projetos, Implementação de Estratégias, Tecnologias de Gestão e de Informação na Saúde. Coordena a Rede de Observatório de Custos em Saúde. É líder do Núcleo Observatório de Custos e Economia da Saúde – NOCES/UFMG. Editor Chefe da Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde – RAHIS (ISSN 1983-5205). Coordenador do CEPEAD/UFMG 2013/2017. Coordenador Didático do Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Saúde Federassantas-UFMG.


FUNDAÇÃO ÉTICA PARA MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

Para criar organizações sustentáveis é preciso esmero no design do modelo de negócio, superando o paradigma da economia linear e a falta de uma perspectiva ética adequada. A construção de um método para projetar modelos de negócios sustentáveis requer arcabouço teórico capaz de lidar com a complexidade de organizações e de ecossistemas de serviços, abordando as questões macro, meso e micro de forma integrada. Uma rede de pesquisadores e profissionais de várias especialidades e instituições propiciará a massa crítica para o desenvolvimento de um método de design de negócios teoricamente embasado e prático. Empreendedores, consultores e universitários serão capacitados na aplicação do método, visando disseminar de forma rápida e ampla a competência necessária para planejar modelos de negócios sustentáveis e eticamente fundamentados. Também serão elaboradas e certificadas métricas de avaliação de sustentabilidade de modelos de negócios.