Período da Residência: 1º deagosto de 2017 a 31 de julho de 2018

Residente do IEAT, professora Marisa Ribeiro Teixeira Duarte concluiu graduação em Ciências Sociais (1977) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988). Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e estágio pós-doutoral sobre sociologia das regulações sociais, Universidade Católica de Louvain la Neuve, Belgica (2008) e sobre política educacional comparada na Universidade de Humbolt, Alemanha, 2013. Professora Associada do Departamento de Administração Escolar e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Área de pesquisa em: Políticas públicas de educação e gestão dos nos sistemas educacionais. Principais trabalhos publicados: Duarte, Adriana C. e Duarte, Marisa RT. Termos da legislação educacional brasileira. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2007; Recursos públicos para escolas públicas, Belo Horizonte, Editora RHJ: Fac Educação/UFMG, 2010; organizou com Souza, Donaldo B e Oliveira, Rosimar a coletânea: Sistemas educacionais: concepções, tensões e desafios, pela Edições Loyola, em 2015. Principais artigos publicados: DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira. Política, educação e desigualdades: três perspectivas, confinamentos e hibridizações. Revista de estudos da linguagem, v. 24, p. 841-866, 2016; Duarte, Marisa Ribeiro Teixeira; SANTOS, Maria Rosimary Soares dos. Sistema Nacional de Educação e relações intergovernamentais no Brasil. Educação & Sociedade (Impresso), v. 35, p. 1115-1136, 2014; DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira; Junqueira, Deborah de S. A propagação de novos modos de regulação no sistema educacional brasileiro: o Plano de Ações Articuladas e as relações entre as escolas e a União. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 24, p. 165-193, 2013.

Coordenação de pesquisa interinstitucional (UFMG-FJP de 2017 a 2021): relações intergovernamentais e a gestão de sistemas municipais de educação: capacidade institucional de implementação e regulação intermunicipal. Apoio financeiro: FAPEMIG.


PROJETO: DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: MAPAS, TRAJETÓRIAS E MEDIDAS.

Pesquisa sobre sistemas de desigualdades educacionais, trajetórias de desenvolvimento e distribuição federativa. Será efetuada revisão da literatura em três áreas de conhecimento sobre desigualdades educacionais: políticas públicas de educação, sociologia da educação e gestão educacional. A abordagem contempla, ainda, análise da espacialização das medidas de desigualdades educacionais utilizadas no território da federação. A hipótese analítica considera que o arranjo federativo no Brasil espelha desigualdades educacionais. A pesquisa terá como produto mais significativo a preparação de obra sobre “desigualdades educacionais e a federação brasileira”, que poderá contribuir para uma abordagem mais integrada deste fenômeno social com os fundamentos legitimadores de diferentes políticas públicas da área.