Período da Residência: 06 de março de 2023 a 22 de dezembro de 2023

Departamento de Ciências Administrativas – Faculdade de Ciências Econômicas/UFMG

Residente do IEAT, Ricardo Teixeira Veiga é Bacharel em Ciência da Computação, Especialista em Estatística, Mestre e Doutor em Administração – todos os cursos feitos na UFMG. Minha linha de pesquisa é “Mercadologia, Estratégia e Operações”. Áreas principais de interesse: teoria de marketing, ética, estética, comportamento do consumidor, pesquisa de mercado e estatística multivariada. Professor Titular do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG / FACE e Membro do Corpo Docente Permanente do CEPEAD ( PPGA da Administração). Líder do Tema “Marketing de Serviços e Serviços Emergentes”, da divisão de Marketing da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração).

Orientou 13 teses de doutorado, 28 dissertações de mestrado, 2 estágio de pós-doutorado, 20 trabalhos finais de curso de especialização, 16 trabalhos de conclusão de curso de graduação e 15 projetos de iniciação científica. No momento, orienta um doutorando, três mestrandos e uma bolsista de IC. Publicou 54 artigos completos em periódicos, 72 trabalhos em anais de eventos, três livros e oito capítulos de livros. Atua como consultor ad hoc do CNPq e Capes, revisor de periódicos de alto impacto nacionais e internacionais e membro do conselho editorial de dois periódicos nacionais.


FUNDAÇÃO ÉTICA PARA MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

Para criar organizações sustentáveis é preciso esmero no design do modelo de negócio, superando o paradigma da economia linear e a falta de uma perspectiva ética adequada. A construção de um método para projetar modelos de negócios sustentáveis requer arcabouço teórico capaz de lidar com a complexidade de organizações e de ecossistemas de serviços, abordando as questões macro, meso e micro de forma integrada. Uma rede de pesquisadores e profissionais de várias especialidades e instituições propiciará a massa crítica para o desenvolvimento de um método de design de negócios teoricamente embasado e prático. Empreendedores, consultores e universitários serão capacitados na aplicação do método, visando disseminar de forma rápida e ampla a competência necessária para planejar modelos de negócios sustentáveis e eticamente fundamentados. Também serão elaboradas e certificadas métricas de avaliação de sustentabilidade de modelos de negócios.