Robson Matos, presidente da Apubh

“A Apubh debateu profundamente esse tema durante a discussão do anteprojeto da reforma do Ensino Superior. Concordamos que existe uma desigualdade imensa no que tange ao acesso ao ensino superior. Os jovens mais carentes, e dentre eles incluem-se negros e índios, principalmente por não terem tido a oportunidade de freqüentar boas escolas de ensino básico, competem no vestibular com muitos pontos de desvantagem em relação aos jovens mais abastados. Vemos com muita alegria a disposição do Magnífico Reitor Ronaldo Pena de propor o debate sobre o tema da reserva de vagas. Acreditamos que a reserva de vagas para a população mais carente é fundamental, mas junto com essa medida, outras são necessárias. De nada adiantará democratizar o acesso sem garantir a permanência desses estudantes dentro da universidade. Portanto, faz-se necessário o aumento do número - e do valor - das bolsas de manutenção. Outra medida importante é uma maior articulação entre os ensinos básico e superior que garanta a melhoria do ensino básico público para que possamos no futuro bem próximo eliminar as cotas”.

Desenvolvido por Núcleo Web - Cedecom UFMG, com uso do software WordPress