MEC: Pesquisa vai ouvir escolas públicas sobre diversidade

Em outubro e novembro, escolas públicas do ensino básico das cinco regiões do país vão dizer ao Ministério da Educação como elas recebem, convivem e que dificuldades têm sobre uma série de questões do cotidiano, entre elas a diversidade racial, a inclusão de alunos com deficiência, o estudante da escola rural e a educação de jovens e adultos.

Os temas estarão na Pesquisa Nacional sobre Diversidade na Educação que está sendo elaborada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e que será realizada pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para o diretor do Departamento de Avaliação e Informação Educacional da Secad, Jorge Telles, a coleta de informações tem o objetivo de mapear as atitudes de discriminação que têm impacto negativo no acesso, trajetória e permanência do aluno na escola. Seu resultado vai orientar o Ministério da Educação na definição de políticas públicas para a diversidade na escola e ajudar a construir uma pesquisa quantitativa que será realizada em todos os estados em 2007. Segundo Jorge Telles, a pesquisa vai ajudar a definir, por exemplo, novos conteúdos para a formação de professores, a capacitação do pessoal que trabalha na escola e orientar projetos como a Escola Aberta (que funciona nos fins de semana em áreas de risco social) e a Escola que Protege (que atua no combate à exploração sexual infantil).

A Pesquisa Nacional sobre Diversidade na Educação será realizada em 32 escolas de 16 municípios nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Goiás e Amazonas. Em cada município participarão uma escola da região metropolitana e uma escola rural ou que tenha alunos moradores no campo.

Secretários estaduais e municipais de educação, gestores e diretores de escolas vão responder um questionário. Já os professores, alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental, alunos do ensino médio e da educação de jovens e adultos, profissionais da escola, pais e a comunidade serão divididos em seis grupos para debater temas sugeridos pelos pesquisadores. Entre os temas, informa Jorge Telles, estão o conflito de gerações entre alunos jovens e adultos, a aceitação de negros, indígenas, deficientes e estudantes da zona rural.
Texto publicado originalmente no site do MEC, em 29/9/2006

Desenvolvido por Núcleo Web - Cedecom UFMG, com uso do software WordPress