Regulamentação de Concursos

Veja aqui os documentos que regulamentam os concursos do ICA/UFMG:

Resolução 13/2010, de 11 de novembro de 2010 – Estabelece normas e procedimentos a serem seguidos em processos de revisão de decisão acadêmica ou administrativa tomada por autoridade ou órgão da UFMG.

 Lei 9784 –  Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

Resolução Complementar nº 02/2013 – “Dispões sobre a realização de Concursos Públicos para a Carreira de Magistério Superior, no âmbito da UFMG”.

Lei 8.745/93 – “Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, e dá outras providências”.

Súmula da Advocacia Geral da União – Enunciado nº 22, de 05 de maio de 2006 – “Não se exigirá prova de escolaridade ou habilitação legal para inscrição em concurso público destinado ao provimento de cargo público, salvo se a exigência decorrer de disposição legal ou, quando for o caso, na segunda etapa de concurso que se realize em duas etapas”.

 Resolução 15/91 – “Regulamenta a contratação de Professor Substituto na UFMG”.

Concursos em andamento

23/04/2025 – Cronograma e convocação dos candidatos

17/04/2025 – O processo seletivo será realizado nos dias 28 e 29 de abril de 2025, no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Campus Montes Claros. Informações detalhadas serão publicadas posteriormente.

17/04/2025 – Portaria nº 3455/2025 – Comissão Examinadora

15/04/2025 – Termo de Encerramento de Inscrições

14/04/2025 – Critérios de Pontuação – Retificação (Inserção dos critérios de pontuação da forma de seleção “Entrevista”, constante no Quadro 1 do Edital nº 858/2025)

03/04/2025 – Critérios de pontuação

03/04/2025 – Programa

03/04/2025 – Edital

Processo Seletivo para Professor Substituto
Área de conhecimento Administração Rural
Regime 20 horas semanais
Titulação mínima exigida Mestrado na área de Administração ou áreas afins
Forma de Seleção Análise de currículo, prova didática e entrevista.
Período de inscrições Do dia 04/04/2025 (00h00) ao dia 14/04/2025 (23h59)
Forma de inscrição On-line, pelo endereço eletrônico https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/
Data provável das provas As provas poderão ocorrer no período de 15/04/2025 a 30/04/2025.
Documentos a serem apresentados no ato da inscrição No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados e anexar os seguintes documentos, em formato PDF:

 

I) Carteira de Identidade ou documento equivalente que comprove ser brasileiro nato ou

naturalizado; se estrangeiro, apresentar passaporte com visto compatível com o exercício da

função de professor substituto (que permita o exercício de atividade remunerada, observada a

legislação pertinente);

II) CPF;

III) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio

eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral;

IV) prova de quitação com o serviço militar, quando couber;

V) “curriculum vitae”, abrangendo:

a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de

aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação

por universidade pública);

b) experiência docente;

c) experiência científica, técnica ou artística;

d) experiência em administração acadêmica;

e) publicações;

f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante;

VI) documentos comprobatórios do “curriculum vitae”;

VII) cópia legível de laudo médico, para pessoas que manifestarem interesse em concorrer a(s)

vaga(s) reservada(s) à(s) Pessoa(s) Com Deficiência, conforme item 3 deste Edital.

 

Conforme os itens 1.2.2 e 1.2.3 do edital: “As inscrições devem ser finalizadas pelo candidato(a) na opção “Finalizar Inscrição” no site https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/ para serem validadas pelo departamento. Somente as inscrições dos candidatos(as) que apresentarem a situação “Inscrição finalizada” serão consideradas como aptas a participar do processo seletivo. Após o candidato(a) escolher a opção “Finalizar Inscrição”, não será mais permitido pelo

sistema incluir ou alterar qualquer documento anexado no site de inscrições”.

E-mail contato concursodocente@ica.ufmg.br

25/04/2025 – Termo de Encerramento de Inscrições

26/03/2025 – Requerimento de isenção do pagamento da taxa de inscrição

26/03/2025 – Termo de requerimento de inscrição

26/03/2025 – Programa

26/03/2025 – Edital nº 755/2025 – Educação (abertura)

26/03/2025 – Edital nº 1835/2024 – Condições gerais

 

Edital nº 755/2025
Área de conhecimento Sistemas de produção e melhoramento de grandes culturas
Quantidade de vagas 1 (uma) vaga*

 

* Vaga reservada para pessoas com deficiência, nos termos do Edital n° 1.835, de 04 de setembro de 2024, e conforme resultado divulgado no Edital Complementar nº 1.935, de 16/09/2024. De acordo com o resultado da Sessão Pública, a vaga ofertada no Edital nº 755/2025 será provida, preferencialmente, por candidato concorrente à vaga reservada às pessoas com deficiência. Poderão se inscrever, inclusive, aqueles candidatos que não atendam aos requisitos para a modalidade de reserva de que trata este Edital. Não havendo candidatos com deficiência inscritos ou aprovados para a respectiva vaga reservada, esta será revertida para ampla concorrência e será preenchida pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.

Regime 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva
Titulação Doutorado na área de Produção Vegetal ou áreas afins
Tipos de provas Fase 1: Prova Escrita com caráter eliminatório
Fase 2: Julgamento de Títulos e Prova Didática
Período de inscrições Do dia 26/03/2025 (às 00:00) ao dia 24/04/2025 (até às 23:59)
Valor da taxa de inscrição R$ 215,99 (duzentos e quinze reais e noventa e nove centavos)

 

Link de acesso à Guia de Recolhimento da União (GRU): https://www.ufmg.br/montesclaros/concurso/gru

 

Período para solicitação de isenção de taxa de inscrição Do dia 26/03/2025 (às 00:00) ao dia 31/03/2025 (até às 23:59)
Forma de inscrição Por correio eletrônico, para o endereço concursodocente@ica.ufmg.br
Previsão para o início do concurso De 26/05/2025 a 24/07/2025
Documentos a serem apresentados no ato da inscrição O candidato deverá enviar, no ato da inscrição, os seguintes documentos em arquivos digitais individuais, no formato PDF, com o tamanho máximo de 2 (dois) MB cada um:

 

a)      Termo de requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado (disponível na página eletrônica https://www.ufmg.br/prorh/publicacoes/, campo “CONCURSO PÚBLICO DOCENTE”, “ORIENTAÇÕES para Candidato” e na página eletrônica informada no Quadro 1);

b)
Cópia da Carteira de Identidade ou de outra prova de ser brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de estrangeiro, de documento de identificação;

 

c)      Comprovação de quitação com o Serviço Militar, quando for o caso;

 

d)      Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, dispensável no caso de candidatos estrangeiros;

 

e)      Comprovante do pagamento da taxa de inscrição ou Formulário de Requerimento de Isenção do Pagamento de Taxa de Inscrição de Concursos Públicos (disponível na página eletrônica https://www.ufmg.br/prorh/publicacoes/, campo “CONCURSO PÚBLICO DOCENTE”, “ORIENTAÇÕES para Candidato” e na página eletrônica informada no Quadro 1);

 

f)       Curriculum vitae;

 

g)      Documentos necessários para satisfazer os itens 6.11 e 11.6, alínea “e”, deste Edital, se for o caso.

Contatos Telefones: (38) 2101-7730 e (38) 2101-7769 (Das 08h às 11h e das 14 às 17h, nos dias úteis)

 

Contatos: concursodocente@ica.ufmg.br

 

23/02/2025 (00:10) – Resultado Final (Edital 2746-2024)

20/02/2025 (08:40) – Resultado-Prova Escrita

14/02/2025 – Portaria nº 1250/2025 – Alteração Comissão Examinadora

31/01/2025 – Portaria 825/2025 – Comissão Examinadora

31/01/2025 – Edital 234/2025 – Convocação de Candidatos

07/01/2025 – COMUNICADO: A Diretoria do Instituto de Ciências Agrárias (ICA/UFMG) comunica que está em processo de retificação a Tabela de Pontuação da Prova de Títulos pertinente ao Edital nº 2.746/2024, a ser publicada no Diário Oficial da União. Trata-se de adequação pertinente à inserção de pontuação dos artigos A3 e A4, ausentes na referida tabela. Diante do exposto, a Diretoria  solicita aos candidatos que já submeteram inscrição que atualizem os seus currículos vitae com informações pertinentes a publicações A3 e A4, caso necessário.

10/01/2025 – Termo de deferimento de inscrições

09/01/2025 – Edital nº 35/2025 – Retifica a tabela de títulos do Edital nº 2746/2024

09/01/2025 – Termo de Encerramento de Inscrições

13/12/2024-Edital nº 2746/2024- Educação (Republicado por ter saído, no D.O.U. de 9/12/2024, Seção 3, páginas 61 a 71, com incorreção no original – o texto do edital saiu duplicado)

09/12/2024 – Requerimento de isenção do pagamento da taxa de inscrição

09/12/2024 – Termo de requerimento de inscrição

09/12/2024 – Programa

09/12/2024 – Edital nº 2746/2024 – Educação (abertura)

09/12/2024 – Edital nº 1835/2024 – Condições gerais

 

Edital nº 2746/2024
Área de conhecimento Educação
Quantidade de vagas 2 (duas) vagas de ampla concorrência
Regime 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva
Titulação Doutorado na área de Educação
Tipos de provas Fase 1: Prova Escrita com caráter eliminatório
Fase 2: Julgamento de Títulos e Prova Didática
Período de inscrições Do dia 10/12/2024 (às 00:00) ao dia 08/01/2025 (até às 23:59)
Valor da taxa de inscrição R$ 215,99 (duzentos e quinze reais e noventa e nove centavos)

Link para GRU: https://sistemas.ufmg.br/sisarc/emissaogru/gerir/geriremissaogru.seam?codigo=zpV09fFGw

Período para solicitação de isenção de taxa de inscrição Até o 5º dia após o início do período de inscrição.
Forma de inscrição Por correio eletrônico, para o endereço concursodocente@ica.ufmg.br
Data provável das provas As provas poderão ocorrer no período de 07/02/2025 ao dia 08/04/2025. O cronograma detalhado será publicado em momento oportuno.
Remuneração R$ 10.481,64
Documentos a serem apresentados no ato da inscrição O candidato deverá enviar, no ato da inscrição, os seguintes documentos em arquivos digitais individuais, no formato PDF, com o tamanho máximo de 2 (dois) MB cada um:

 

a)       Termo de requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado (disponível na página eletrônica https://www.ufmg.br/prorh/publicacoes/, campo “CONCURSO PÚBLICO DOCENTE”, “ORIENTAÇÕES para Candidato” e na página eletrônica informada no Quadro 1);

b)
Cópia da Carteira de Identidade ou de outra prova de ser brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de estrangeiro, de documento de identificação;

 

c)      Comprovação de quitação com o Serviço Militar, quando for o caso;

 

d)      Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, dispensável no caso de candidatos estrangeiros;

 

e)      Comprovante do pagamento da taxa de inscrição ou Formulário de Requerimento de Isenção do Pagamento de Taxa de Inscrição de Concursos Públicos (disponível na página eletrônica https://www.ufmg.br/prorh/publicacoes/, campo “CONCURSO PÚBLICO DOCENTE”, “ORIENTAÇÕES para Candidato” e na página eletrônica informada no Quadro 1);

 

f)       Curriculum vitae;

 

g)      Documentos necessários para satisfazer os itens 6.11 e 11.6, alínea “e”, deste Edital, se for o caso.

Contatos (38) 2101-7730  e (38) 2101-7769 (Das 08h às 11h e das 14 às 17h, nos dias úteis)

concursodocente@ica.ufmg.br

Concursos Finalizados

27/06/2024: Resultado Final – Edital 1066_2024

13/06/2024: Portaria nº 4833/2024 – Comissão Examinadora

13/06/2024: Edital nº 1179/2024 – Convocação de candidatos

12/06/2024: Edital nº 1174/2024 –  RETIFICAÇÃO PROGRAMA

07/06/2024: Ato 78-2024-Inscrições Deferidas

28/05/2024: Resolução nº 15/91

28/05/2024: Excerto do Regimento Geral da UFMG

28/05/2024: Critérios de pontuação das provas de títulos e didática

28/05/2024: Programa – RETIFICADO PELO EDITAL Nº 1174/2024

28/05/2024: Extrato Edital nº 1066/2024 – publicação D.O.U

28/05/2024: Edital Completo nº 1066/2024

Processo Seletivo para Professor Substituto
Edital nº 1066/2024
Área de conhecimento Fitopatologia e Recuperação de Áreas Degradadas.
Regime 20 horas semanais
Titulação mínima exigida Mestrado em Fitopatologia ou Recuperação de Áreas Degradadas ou áreas afins.
Forma de Seleção Análise de curriculum vitae e prova didática presencial.
Período de inscrições De  28/05/2024 (00:00 h) até 06/06/2024 (23:59 h)
Forma de inscrição On-line, pelo endereço eletrônico https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/
Data provável das provas As provas poderão ocorrer no período de 07/06/2024 a 27/06/2024.
Remuneração Mestrado: R$ 2.795,40

Doutorado: R$ 3.522,21

Documentos a serem apresentados no ato da inscrição* I)                 ­­Carteira de Identidade ou documento equivalente que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, apresentar passaporte com visto compatível com o exercício da função de professor substituto (que permita o exercício de atividade remunerada, observada a legislação pertinente);

II)                CPF;

III)              Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber;

IV)              “Curriculum vitae”, abrangendo: a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública); b) experiência docente; c) experiência científica, técnica ou artística; d) experiência em administração acadêmica; e) publicações; f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante;

V)               Documentos comprobatórios do “curriculum vitae”.

 

* Conforme o item 2.2 do edital, “As inscrições devem ser finalizadas pelo candidato(a) na opção “Finalizar Inscrição” no site https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/ para serem validadas pelo departamento. Somente as inscrições dos candidatos(as) que apresentarem a situação “Inscrição finalizada” serão consideradas como aptas a participar do processo seletivo”.

E-mail contato concursodocente@ica.ufmg.br

 

15/01/2024- Resolução 15/91

15/01/2024- Excerto da Resolução Complementar 02/2023

15/01/2024- Excerto do Regimento Geral da UFMG

15/01/2024 – Critérios de pontuação das provas de títulos e didática 

15/01/2024 – Programa

15/01/2024 – Edital nº 32/2024 – Professor Substituto Pedologia

 

Processo Seletivo para Professor Substituto
Edital nº 32/2024
Área de conhecimento Pedologia
Regime 20 horas semanais
Titulação mínima exigida Doutorado em Fitotecnia ou Produção Vegetal ou Solos e Nutrição de Plantas ou áreas afins.
Forma de Seleção Análise de curriculum vitae e prova didática presencial.
Período de inscrições De 15/01/2024 (00:00 h) até 24/01/2024 (23:59 h)
Forma de inscrição On-line, pelo endereço eletrônico https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/
Data provável das provas As provas poderão ocorrer no período de 25/01/2024 a 19/02/2024.
Remuneração Doutorado- R$ 3.839,21
Documentos a serem apresentados no ato da inscrição* No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados e anexar os seguintes documentos, em formato PDF:

I) Carteira de Identidade ou documento equivalente que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, apresentar passaporte com visto compatível com o exercício da função de professor substituto (que permita o exercício de atividade remunerada, observada a legislação pertinente);

II) CPF;

III) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber;

IV) curriculum vitae, abrangendo: a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública); b) experiência docente; c) experiência científica, técnica ou artística; d) experiência em administração acadêmica; e) publicações; f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante;

V) documentos comprobatórios do curriculum vitae.

*Conforme o item 2.2 do Edital nº 32/2024, as inscrições devem ser finalizadas pelo candidato(a) na opção “Finalizar inscrição”, no site https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/,

para serem validadas pelo departamento. Somente as inscrições dos candidatos(as) que apresentarem a situação “Inscrição finalizada” serão consideradas como aptas a participar do processo seletivo.

E-mail contato concursodocente@ica.ufmg.br

17/05/2023 – Resultado Final-Edital 855-2023

11/05/2023 – Retificação Termo Encerramento Inscrições

09/05/2023 – Convocação e Cronograma

09/05/2023 – Portaria 4039_2023 – Comissão Examinadora

20/04/2023 – Resolução 15/91

20/04/2023 – Excerto da Resolução Complementar 02/2013

20/04/2023 – Excerto do Regimento Geral da UFMG

20/04/2023 – Critérios de Pontuação da Prova de Títulos

20/04/2023 – Programa

20/04/2023 – Edital nº 855/2023 – Administração Rural (Extrato publicação D.O.U)

20/04/2023 – Edital nº 855/2023 – Administração Rural (Completo)

Processo Seletivo para Professor Substituto
Área de conhecimento Administração Rural
Regime 20 horas semanais
Titulação mínima exigida Mestrado em Administração
Forma de Seleção Análise de currículo, prova didática e entrevista presencial
Período de inscrições 24/04/2023 (00h00) a 03/05/2023 (23h59)
Forma de inscrição On-line, pelo endereço eletrônico https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/
Data provável das provas 04/05/2023 a 17/05/2023
Remuneração Mestrado- R$ 2.795,40

Doutorado- R$ 3.522,21

Documentos a serem apresentados no ato da inscrição No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados e anexar os seguintes documentos, em formato PDF:

 

I) Carteira de Identidade ou documento equivalente que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, apresentar passaporte com visto compatível com o exercício da função de professor substituto (que permita o exercício de atividade remunerada, observada a legislação pertinente);

 

II) CPF;

 

III) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber;

 

IV) curriculum vitae, abrangendo: a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública); b) experiência docente; c) experiência científica, técnica ou artística; d) experiência em administração acadêmica; e) publicações; f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante;

 

V) documentos comprobatórios do curriculum vitae.

E-mail contato concursodocente@ica.ufmg.br

16/03/2023 – Resultado Final

10/03/2023 – Termo-Convocação e Cronograma

10/03/2023 – Portaria 1965-2023-Comissão Examinadora

07/03/2023 – Termo de encerramento de inscrições

02/03/2023 – Edital nº 402/2023 – Retificação do edital de abertura

14/02/2023 – Extrato do Edital nº 272-2023; publicado no DOU em 22 de fevereiro de 2023

16/02/2023 – Edital nº 272-2023-completo

23/02/2023 – Resolução 15-91 – Prof. substituto

23/02/2023 – Excerto Regimento Geral – Substituto

23/02/2023 – Excerto da Resolução Complementar 02_2013

23/02/2023 – Programa – ADMINISTRAÇÃO RURAL

23/02/2023 – Critérios de pontuação da Prova de Títulos

Processo Seletivo para Professor Substituto
Área de conhecimento Administração Rural
Regime 20 horas semanais
Titulação mínima exigida Mestrado em Administração ou em Economia Rural
Forma de Seleção Análise de currículo, prova didática presencial e entrevista presencial
Período de inscrições 23/02/2023 (00h00) a 06/03/2023 (23h59)
Forma de inscrição On-line, pelo endereço eletrônico https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/
Data provável das provas 07/03/2023 a 20/03/2023
Remuneração Mestrado- R$ 2.795,40

Doutorado- R$ 3.522,21

Documentos a serem apresentados no ato da inscrição No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados e anexar os seguintes documentos, em formato PDF:

I) Carteira de Identidade ou documento equivalente que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, apresentar passaporte com visto compatível com o exercício da função de professor substituto (que permita o exercício de atividade remunerada, observada a legislação pertinente);

II) CPF;

III) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber;

IV) curriculum vitae, abrangendo: a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública); b) experiência docente; c) experiência científica, técnica ou artística; d) experiência em administração acadêmica; e) publicações; f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante;

V) documentos comprobatórios do curriculum vitae.

E-mail contato concursodocente@ica.ufmg.br

12/09/2024 – Prorrogação da Validade do Concurso

05/10/2023 (09:34) Homologação Diário Oficial da União

29/08/2023 (10:20) Resultado Final – Homologação Interna

29/08/2023 (10:07) Resultado de julgamento de recurso – Candidato Rodrigo Castro Lima

29/08/2023 (10:05) Resultado de julgamento de recurso – Candidata Laura Cristina Duarte

15/06/2023 (17:30) – Resultado Final-Edital 126-2023

13/06/2023 (15:20) – Edital de Alteração do Cronograma (Edital 126-2023)

13/06/2023 (15:00) – Resultado-Prova Escrita (Edital 126-2023)

05/05/2023 – Convocação de candidatos Edital 126-2023

28/04/2023 – Portaria 3784-2023-Comissão Examinadora (Edital 126-2023)

12/04/2023 – Termo de Deferimento de Inscrições

04/04/2023 – Termo de Encerramento de Inscrições

02/02/2023 – Ediltal n.º 126-2023-Física-Abertura

02/02/2023 – Edital n.º 1740 – Condições Gerais – Retificações e Complementos

02/02/2023 – Programa Edital 126_2023_Física

02/02/2023 – Termo de Requerimento de Inscrição

02/02/2023 – Requerimento de Isenção do Pagamento de taxa de inscrição 

02/02/2023 – Termo de consentimento para Tratamento de Dados Pessoais

Resumo – Edital Nº 126/2023

Concurso Professor Adjunto A, Nível 1
Área de conhecimento Física
Regime 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva
Titulação Doutorado em Física ou Ensino de Física.
Tipos de provas Fase 1: Prova Escrita com caráter eliminatório.

Fase 2: Julgamento de Títulos e Prova Didática.

Período de inscrições De 03/02/2023 a 03/04/2023, das 00h00 às 23h59 (horário de Brasília)
Valor da taxa de inscrição R$ 215,99

Endereço eletrônico para emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU):

https://sistemas.ufmg.br:443/sisarc/emissaogru/gerir/geriremissaogru.seam?codigo=92kS3GZkr

Período para solicitação de isenção de taxa de inscrição De 03/02/2023 a 09/02/2023 – ver orientações do item 7 do Edital n.º 126/2023
Forma de inscrição Por correio eletrônico

Endereço Eletrônico: concursodocente@ica.ufmg.br

Data provável das provas 04/04/2023 a 03/07/2023
Remuneração R$ 9.616,18
Documentos a serem apresentados no ato da inscrição a) Termo de requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado (disponível na página eletrônica https://www.ufmg.br/prorh/publicacoes/, campo “CONCURSO PÚBLICO DOCENTE”, “ORIENTAÇÕES para Candidato” e na página eletrônica informada no Quadro 1);

b) Cópia da Carteira de Identidade ou de outra prova de ser brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de estrangeiro, de documento de identificação;

c) Comprovação de quitação com o Serviço Militar, quando for o caso;

d) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, dispensável no caso de candidatos estrangeiros;

e) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição ou Formulário de Requerimento de Isenção do Pagamento de Taxa de Inscrição de Concursos Públicos (disponível na página eletrônica https://www.ufmg.br/prorh/publicacoes/, campo “CONCURSO PÚBLICO DOCENTE”, “ORIENTAÇÕES para Candidato” e na página eletrônica informada no Quadro 1);

f) Curriculum vitae;

g) Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais, para atendimento aos artigos 7º e 11 da Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, (disponível na página eletrônica https://www.ufmg.br/prorh/publicacoes/, campo “CONCURSO PÚBLICO DOCENTE”, “ORIENTAÇÕES para Candidato” e na página eletrônica informada no Quadro 1);

h) documentos necessários para satisfazer os itens 6.11 e 12.6, alínea “e”, deste Edital, se for o caso.

Contato:

E-mail: concursodocente@ica.ufmg.br

Telefone: (38) 2101-7769 / (38) 2101-7730 / (38) 2101-7712
Das 8h às 12h e das 13h às 17h