Regulamentação de Concursos
Regulamentação de Concursos
Veja aqui os documentos que regulamentam os concursos do ICA/UFMG:
Resolução 13/2010, de 11 de novembro de 2010 – Estabelece normas e procedimentos a serem seguidos em processos de revisão de decisão acadêmica ou administrativa tomada por autoridade ou órgão da UFMG.
Lei 9784 – Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.
Resolução Complementar nº 02/2013 – “Dispões sobre a realização de Concursos Públicos para a Carreira de Magistério Superior, no âmbito da UFMG”.
Lei 8.745/93 – “Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, e dá outras providências”.
Súmula da Advocacia Geral da União – Enunciado nº 22, de 05 de maio de 2006 – “Não se exigirá prova de escolaridade ou habilitação legal para inscrição em concurso público destinado ao provimento de cargo público, salvo se a exigência decorrer de disposição legal ou, quando for o caso, na segunda etapa de concurso que se realize em duas etapas”.
Resolução 15/91 – “Regulamenta a contratação de Professor Substituto na UFMG”.
Concursos em andamento
Edital nº 858/2025 – Professor Substituto Administração Rural
23/04/2025 – Cronograma e convocação dos candidatos
17/04/2025 – O processo seletivo será realizado nos dias 28 e 29 de abril de 2025, no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Campus Montes Claros. Informações detalhadas serão publicadas posteriormente.
17/04/2025 – Portaria nº 3455/2025 – Comissão Examinadora
15/04/2025 – Termo de Encerramento de Inscrições
03/04/2025 – Critérios de pontuação
Processo Seletivo para Professor Substituto | |
Área de conhecimento | Administração Rural |
Regime | 20 horas semanais |
Titulação mínima exigida | Mestrado na área de Administração ou áreas afins |
Forma de Seleção | Análise de currículo, prova didática e entrevista. |
Período de inscrições | Do dia 04/04/2025 (00h00) ao dia 14/04/2025 (23h59) |
Forma de inscrição | On-line, pelo endereço eletrônico https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/ |
Data provável das provas | As provas poderão ocorrer no período de 15/04/2025 a 30/04/2025. |
Documentos a serem apresentados no ato da inscrição | No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados e anexar os seguintes documentos, em formato PDF:
I) Carteira de Identidade ou documento equivalente que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, apresentar passaporte com visto compatível com o exercício da função de professor substituto (que permita o exercício de atividade remunerada, observada a legislação pertinente); II) CPF; III) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral; IV) prova de quitação com o serviço militar, quando couber; V) “curriculum vitae”, abrangendo: a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública); b) experiência docente; c) experiência científica, técnica ou artística; d) experiência em administração acadêmica; e) publicações; f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante; VI) documentos comprobatórios do “curriculum vitae”; VII) cópia legível de laudo médico, para pessoas que manifestarem interesse em concorrer a(s) vaga(s) reservada(s) à(s) Pessoa(s) Com Deficiência, conforme item 3 deste Edital.
Conforme os itens 1.2.2 e 1.2.3 do edital: “As inscrições devem ser finalizadas pelo candidato(a) na opção “Finalizar Inscrição” no site https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/ para serem validadas pelo departamento. Somente as inscrições dos candidatos(as) que apresentarem a situação “Inscrição finalizada” serão consideradas como aptas a participar do processo seletivo. Após o candidato(a) escolher a opção “Finalizar Inscrição”, não será mais permitido pelo sistema incluir ou alterar qualquer documento anexado no site de inscrições”. |
E-mail contato | concursodocente@ica.ufmg.br |
Edital nº 755/2025 – Classe A, Professor Assistente, Nível 1 “Sistemas de produção e melhoramento de grandes culturas”
25/04/2025 – Termo de Encerramento de Inscrições
26/03/2025 – Requerimento de isenção do pagamento da taxa de inscrição
26/03/2025 – Termo de requerimento de inscrição
26/03/2025 – Edital nº 755/2025 – Educação (abertura)
26/03/2025 – Edital nº 1835/2024 – Condições gerais
Edital nº 755/2025 | |
Área de conhecimento | Sistemas de produção e melhoramento de grandes culturas |
Quantidade de vagas | 1 (uma) vaga*
* Vaga reservada para pessoas com deficiência, nos termos do Edital n° 1.835, de 04 de setembro de 2024, e conforme resultado divulgado no Edital Complementar nº 1.935, de 16/09/2024. De acordo com o resultado da Sessão Pública, a vaga ofertada no Edital nº 755/2025 será provida, preferencialmente, por candidato concorrente à vaga reservada às pessoas com deficiência. Poderão se inscrever, inclusive, aqueles candidatos que não atendam aos requisitos para a modalidade de reserva de que trata este Edital. Não havendo candidatos com deficiência inscritos ou aprovados para a respectiva vaga reservada, esta será revertida para ampla concorrência e será preenchida pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação. |
Regime | 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva |
Titulação | Doutorado na área de Produção Vegetal ou áreas afins |
Tipos de provas | Fase 1: Prova Escrita com caráter eliminatório Fase 2: Julgamento de Títulos e Prova Didática |
Período de inscrições | Do dia 26/03/2025 (às 00:00) ao dia 24/04/2025 (até às 23:59) |
Valor da taxa de inscrição | R$ 215,99 (duzentos e quinze reais e noventa e nove centavos)
Link de acesso à Guia de Recolhimento da União (GRU): https://www.ufmg.br/montesclaros/concurso/gru
|
Período para solicitação de isenção de taxa de inscrição | Do dia 26/03/2025 (às 00:00) ao dia 31/03/2025 (até às 23:59) |
Forma de inscrição | Por correio eletrônico, para o endereço concursodocente@ica.ufmg.br |
Previsão para o início do concurso | De 26/05/2025 a 24/07/2025 |
Documentos a serem apresentados no ato da inscrição | O candidato deverá enviar, no ato da inscrição, os seguintes documentos em arquivos digitais individuais, no formato PDF, com o tamanho máximo de 2 (dois) MB cada um:
a) Termo de requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado (disponível na página eletrônica https://www.ufmg.br/prorh/publicacoes/, campo “CONCURSO PÚBLICO DOCENTE”, “ORIENTAÇÕES para Candidato” e na página eletrônica informada no Quadro 1); b)
c) Comprovação de quitação com o Serviço Militar, quando for o caso;
d) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, dispensável no caso de candidatos estrangeiros;
e) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição ou Formulário de Requerimento de Isenção do Pagamento de Taxa de Inscrição de Concursos Públicos (disponível na página eletrônica https://www.ufmg.br/prorh/publicacoes/, campo “CONCURSO PÚBLICO DOCENTE”, “ORIENTAÇÕES para Candidato” e na página eletrônica informada no Quadro 1);
f) Curriculum vitae;
g) Documentos necessários para satisfazer os itens 6.11 e 11.6, alínea “e”, deste Edital, se for o caso. |
Contatos | Telefones: (38) 2101-7730 e (38) 2101-7769 (Das 08h às 11h e das 14 às 17h, nos dias úteis)
Contatos: concursodocente@ica.ufmg.br |
Edital nº 2746/2024 – Professor Adjunto A – Educação
23/02/2025 (00:10) – Resultado Final (Edital 2746-2024)
20/02/2025 (08:40) – Resultado-Prova Escrita
14/02/2025 – Portaria nº 1250/2025 – Alteração Comissão Examinadora
31/01/2025 – Portaria 825/2025 – Comissão Examinadora
31/01/2025 – Edital 234/2025 – Convocação de Candidatos
07/01/2025 – COMUNICADO: A Diretoria do Instituto de Ciências Agrárias (ICA/UFMG) comunica que está em processo de retificação a Tabela de Pontuação da Prova de Títulos pertinente ao Edital nº 2.746/2024, a ser publicada no Diário Oficial da União. Trata-se de adequação pertinente à inserção de pontuação dos artigos A3 e A4, ausentes na referida tabela. Diante do exposto, a Diretoria solicita aos candidatos que já submeteram inscrição que atualizem os seus currículos vitae com informações pertinentes a publicações A3 e A4, caso necessário.
10/01/2025 – Termo de deferimento de inscrições
09/01/2025 – Edital nº 35/2025 – Retifica a tabela de títulos do Edital nº 2746/2024
09/01/2025 – Termo de Encerramento de Inscrições
09/12/2024 – Requerimento de isenção do pagamento da taxa de inscrição
09/12/2024 – Termo de requerimento de inscrição
09/12/2024 – Edital nº 2746/2024 – Educação (abertura)
09/12/2024 – Edital nº 1835/2024 – Condições gerais
Edital nº 2746/2024 | |
Área de conhecimento | Educação |
Quantidade de vagas | 2 (duas) vagas de ampla concorrência |
Regime | 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva |
Titulação | Doutorado na área de Educação |
Tipos de provas | Fase 1: Prova Escrita com caráter eliminatório Fase 2: Julgamento de Títulos e Prova Didática |
Período de inscrições | Do dia 10/12/2024 (às 00:00) ao dia 08/01/2025 (até às 23:59) |
Valor da taxa de inscrição | R$ 215,99 (duzentos e quinze reais e noventa e nove centavos)
Link para GRU: https://sistemas.ufmg.br/sisarc/emissaogru/gerir/geriremissaogru.seam?codigo=zpV09fFGw |
Período para solicitação de isenção de taxa de inscrição | Até o 5º dia após o início do período de inscrição. |
Forma de inscrição | Por correio eletrônico, para o endereço concursodocente@ica.ufmg.br |
Data provável das provas | As provas poderão ocorrer no período de 07/02/2025 ao dia 08/04/2025. O cronograma detalhado será publicado em momento oportuno. |
Remuneração | R$ 10.481,64 |
Documentos a serem apresentados no ato da inscrição | O candidato deverá enviar, no ato da inscrição, os seguintes documentos em arquivos digitais individuais, no formato PDF, com o tamanho máximo de 2 (dois) MB cada um:
a) Termo de requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado (disponível na página eletrônica https://www.ufmg.br/prorh/publicacoes/, campo “CONCURSO PÚBLICO DOCENTE”, “ORIENTAÇÕES para Candidato” e na página eletrônica informada no Quadro 1); b)
c) Comprovação de quitação com o Serviço Militar, quando for o caso;
d) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, dispensável no caso de candidatos estrangeiros;
e) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição ou Formulário de Requerimento de Isenção do Pagamento de Taxa de Inscrição de Concursos Públicos (disponível na página eletrônica https://www.ufmg.br/prorh/publicacoes/, campo “CONCURSO PÚBLICO DOCENTE”, “ORIENTAÇÕES para Candidato” e na página eletrônica informada no Quadro 1);
f) Curriculum vitae;
g) Documentos necessários para satisfazer os itens 6.11 e 11.6, alínea “e”, deste Edital, se for o caso. |
Contatos | (38) 2101-7730 e (38) 2101-7769 (Das 08h às 11h e das 14 às 17h, nos dias úteis)
concursodocente@ica.ufmg.br |
Concursos Finalizados
Edital nº 1066/2024 – Professor Substituto Fitopatologia e Recuperação de Áreas Degradadas
27/06/2024: Resultado Final – Edital 1066_2024
13/06/2024: Portaria nº 4833/2024 – Comissão Examinadora
13/06/2024: Edital nº 1179/2024 – Convocação de candidatos
12/06/2024: Edital nº 1174/2024 – RETIFICAÇÃO PROGRAMA
07/06/2024: Ato 78-2024-Inscrições Deferidas
28/05/2024: Resolução nº 15/91
28/05/2024: Excerto do Regimento Geral da UFMG
28/05/2024: Critérios de pontuação das provas de títulos e didática
28/05/2024: Programa – RETIFICADO PELO EDITAL Nº 1174/2024
28/05/2024: Extrato Edital nº 1066/2024 – publicação D.O.U
28/05/2024: Edital Completo nº 1066/2024
Processo Seletivo para Professor Substituto | |
Edital nº | 1066/2024 |
Área de conhecimento | Fitopatologia e Recuperação de Áreas Degradadas. |
Regime | 20 horas semanais |
Titulação mínima exigida | Mestrado em Fitopatologia ou Recuperação de Áreas Degradadas ou áreas afins. |
Forma de Seleção | Análise de curriculum vitae e prova didática presencial. |
Período de inscrições | De 28/05/2024 (00:00 h) até 06/06/2024 (23:59 h) |
Forma de inscrição | On-line, pelo endereço eletrônico https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/ |
Data provável das provas | As provas poderão ocorrer no período de 07/06/2024 a 27/06/2024. |
Remuneração | Mestrado: R$ 2.795,40
Doutorado: R$ 3.522,21 |
Documentos a serem apresentados no ato da inscrição* | I) Carteira de Identidade ou documento equivalente que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, apresentar passaporte com visto compatível com o exercício da função de professor substituto (que permita o exercício de atividade remunerada, observada a legislação pertinente);
II) CPF; III) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber; IV) “Curriculum vitae”, abrangendo: a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública); b) experiência docente; c) experiência científica, técnica ou artística; d) experiência em administração acadêmica; e) publicações; f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante; V) Documentos comprobatórios do “curriculum vitae”.
* Conforme o item 2.2 do edital, “As inscrições devem ser finalizadas pelo candidato(a) na opção “Finalizar Inscrição” no site https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/ para serem validadas pelo departamento. Somente as inscrições dos candidatos(as) que apresentarem a situação “Inscrição finalizada” serão consideradas como aptas a participar do processo seletivo”. |
E-mail contato | concursodocente@ica.ufmg.br |
Edital nº 32/2024 – Professor Substituto Pedologia
15/01/2024- Excerto da Resolução Complementar 02/2023
15/01/2024- Excerto do Regimento Geral da UFMG
15/01/2024 – Critérios de pontuação das provas de títulos e didática
15/01/2024 – Edital nº 32/2024 – Professor Substituto Pedologia
Processo Seletivo para Professor Substituto | |
Edital nº | 32/2024 |
Área de conhecimento | Pedologia |
Regime | 20 horas semanais |
Titulação mínima exigida | Doutorado em Fitotecnia ou Produção Vegetal ou Solos e Nutrição de Plantas ou áreas afins. |
Forma de Seleção | Análise de curriculum vitae e prova didática presencial. |
Período de inscrições | De 15/01/2024 (00:00 h) até 24/01/2024 (23:59 h) |
Forma de inscrição | On-line, pelo endereço eletrônico https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/ |
Data provável das provas | As provas poderão ocorrer no período de 25/01/2024 a 19/02/2024. |
Remuneração | Doutorado- R$ 3.839,21 |
Documentos a serem apresentados no ato da inscrição* | No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados e anexar os seguintes documentos, em formato PDF:
I) Carteira de Identidade ou documento equivalente que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, apresentar passaporte com visto compatível com o exercício da função de professor substituto (que permita o exercício de atividade remunerada, observada a legislação pertinente); II) CPF; III) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber; IV) curriculum vitae, abrangendo: a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública); b) experiência docente; c) experiência científica, técnica ou artística; d) experiência em administração acadêmica; e) publicações; f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante; V) documentos comprobatórios do curriculum vitae. *Conforme o item 2.2 do Edital nº 32/2024, as inscrições devem ser finalizadas pelo candidato(a) na opção “Finalizar inscrição”, no site https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/, para serem validadas pelo departamento. Somente as inscrições dos candidatos(as) que apresentarem a situação “Inscrição finalizada” serão consideradas como aptas a participar do processo seletivo. |
E-mail contato | concursodocente@ica.ufmg.br |
Edital nº 855/2023 – Administração Rural (Reabertura)
17/05/2023 – Resultado Final-Edital 855-2023
11/05/2023 – Retificação Termo Encerramento Inscrições
09/05/2023 – Convocação e Cronograma
09/05/2023 – Portaria 4039_2023 – Comissão Examinadora
20/04/2023 – Excerto da Resolução Complementar 02/2013
20/04/2023 – Excerto do Regimento Geral da UFMG
20/04/2023 – Critérios de Pontuação da Prova de Títulos
20/04/2023 – Edital nº 855/2023 – Administração Rural (Extrato publicação D.O.U)
20/04/2023 – Edital nº 855/2023 – Administração Rural (Completo)
Processo Seletivo para Professor Substituto | |
Área de conhecimento | Administração Rural |
Regime | 20 horas semanais |
Titulação mínima exigida | Mestrado em Administração |
Forma de Seleção | Análise de currículo, prova didática e entrevista presencial |
Período de inscrições | 24/04/2023 (00h00) a 03/05/2023 (23h59) |
Forma de inscrição | On-line, pelo endereço eletrônico https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/ |
Data provável das provas | 04/05/2023 a 17/05/2023 |
Remuneração | Mestrado- R$ 2.795,40
Doutorado- R$ 3.522,21 |
Documentos a serem apresentados no ato da inscrição | No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados e anexar os seguintes documentos, em formato PDF:
I) Carteira de Identidade ou documento equivalente que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, apresentar passaporte com visto compatível com o exercício da função de professor substituto (que permita o exercício de atividade remunerada, observada a legislação pertinente);
II) CPF;
III) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber;
IV) curriculum vitae, abrangendo: a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública); b) experiência docente; c) experiência científica, técnica ou artística; d) experiência em administração acadêmica; e) publicações; f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante;
V) documentos comprobatórios do curriculum vitae. |
E-mail contato | concursodocente@ica.ufmg.br |
Edital nº 272-2023 – Professor Substituto – Administração Rural
10/03/2023 – Termo-Convocação e Cronograma
10/03/2023 – Portaria 1965-2023-Comissão Examinadora
07/03/2023 – Termo de encerramento de inscrições
02/03/2023 – Edital nº 402/2023 – Retificação do edital de abertura
14/02/2023 – Extrato do Edital nº 272-2023; publicado no DOU em 22 de fevereiro de 2023
16/02/2023 – Edital nº 272-2023-completo
23/02/2023 – Resolução 15-91 – Prof. substituto
23/02/2023 – Excerto Regimento Geral – Substituto
23/02/2023 – Excerto da Resolução Complementar 02_2013
23/02/2023 – Programa – ADMINISTRAÇÃO RURAL
23/02/2023 – Critérios de pontuação da Prova de Títulos
Processo Seletivo para Professor Substituto | |
Área de conhecimento | Administração Rural |
Regime | 20 horas semanais |
Titulação mínima exigida | Mestrado em Administração ou em Economia Rural |
Forma de Seleção | Análise de currículo, prova didática presencial e entrevista presencial |
Período de inscrições | 23/02/2023 (00h00) a 06/03/2023 (23h59) |
Forma de inscrição | On-line, pelo endereço eletrônico https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/ |
Data provável das provas | 07/03/2023 a 20/03/2023 |
Remuneração | Mestrado- R$ 2.795,40
Doutorado- R$ 3.522,21 |
Documentos a serem apresentados no ato da inscrição | No ato da inscrição, o candidato deverá preencher os campos solicitados e anexar os seguintes documentos, em formato PDF:
I) Carteira de Identidade ou documento equivalente que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, apresentar passaporte com visto compatível com o exercício da função de professor substituto (que permita o exercício de atividade remunerada, observada a legislação pertinente); II) CPF; III) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber; IV) curriculum vitae, abrangendo: a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública); b) experiência docente; c) experiência científica, técnica ou artística; d) experiência em administração acadêmica; e) publicações; f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante; V) documentos comprobatórios do curriculum vitae. |
E-mail contato | concursodocente@ica.ufmg.br |
Edital nº 126/2023 – Professor Adjunto – Física
12/09/2024 – Prorrogação da Validade do Concurso
05/10/2023 (09:34) Homologação Diário Oficial da União
29/08/2023 (10:20) Resultado Final – Homologação Interna
29/08/2023 (10:07) Resultado de julgamento de recurso – Candidato Rodrigo Castro Lima
29/08/2023 (10:05) Resultado de julgamento de recurso – Candidata Laura Cristina Duarte
15/06/2023 (17:30) – Resultado Final-Edital 126-2023
13/06/2023 (15:20) – Edital de Alteração do Cronograma (Edital 126-2023)
13/06/2023 (15:00) – Resultado-Prova Escrita (Edital 126-2023)
05/05/2023 – Convocação de candidatos Edital 126-2023
28/04/2023 – Portaria 3784-2023-Comissão Examinadora (Edital 126-2023)
12/04/2023 – Termo de Deferimento de Inscrições
04/04/2023 – Termo de Encerramento de Inscrições
02/02/2023 – Ediltal n.º 126-2023-Física-Abertura
02/02/2023 – Edital n.º 1740 – Condições Gerais – Retificações e Complementos
02/02/2023 – Programa Edital 126_2023_Física
02/02/2023 – Termo de Requerimento de Inscrição
02/02/2023 – Requerimento de Isenção do Pagamento de taxa de inscrição
02/02/2023 – Termo de consentimento para Tratamento de Dados Pessoais
Resumo – Edital Nº 126/2023
Concurso Professor Adjunto A, Nível 1 | |
Área de conhecimento | Física |
Regime | 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva |
Titulação | Doutorado em Física ou Ensino de Física. |
Tipos de provas | Fase 1: Prova Escrita com caráter eliminatório.
Fase 2: Julgamento de Títulos e Prova Didática. |
Período de inscrições | De 03/02/2023 a 03/04/2023, das 00h00 às 23h59 (horário de Brasília) |
Valor da taxa de inscrição | R$ 215,99
Endereço eletrônico para emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU): https://sistemas.ufmg.br:443/sisarc/emissaogru/gerir/geriremissaogru.seam?codigo=92kS3GZkr |
Período para solicitação de isenção de taxa de inscrição | De 03/02/2023 a 09/02/2023 – ver orientações do item 7 do Edital n.º 126/2023 |
Forma de inscrição | Por correio eletrônico
Endereço Eletrônico: concursodocente@ica.ufmg.br |
Data provável das provas | 04/04/2023 a 03/07/2023 |
Remuneração | R$ 9.616,18 |
Documentos a serem apresentados no ato da inscrição | a) Termo de requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado (disponível na página eletrônica https://www.ufmg.br/prorh/publicacoes/, campo “CONCURSO PÚBLICO DOCENTE”, “ORIENTAÇÕES para Candidato” e na página eletrônica informada no Quadro 1);
b) Cópia da Carteira de Identidade ou de outra prova de ser brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de estrangeiro, de documento de identificação; c) Comprovação de quitação com o Serviço Militar, quando for o caso; d) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, dispensável no caso de candidatos estrangeiros; e) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição ou Formulário de Requerimento de Isenção do Pagamento de Taxa de Inscrição de Concursos Públicos (disponível na página eletrônica https://www.ufmg.br/prorh/publicacoes/, campo “CONCURSO PÚBLICO DOCENTE”, “ORIENTAÇÕES para Candidato” e na página eletrônica informada no Quadro 1); f) Curriculum vitae; g) Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais, para atendimento aos artigos 7º e 11 da Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, (disponível na página eletrônica https://www.ufmg.br/prorh/publicacoes/, campo “CONCURSO PÚBLICO DOCENTE”, “ORIENTAÇÕES para Candidato” e na página eletrônica informada no Quadro 1); h) documentos necessários para satisfazer os itens 6.11 e 12.6, alínea “e”, deste Edital, se for o caso. |
Contato:
E-mail: concursodocente@ica.ufmg.br
Telefone: (38) 2101-7769 / (38) 2101-7730 / (38) 2101-7712
Das 8h às 12h e das 13h às 17h