CURSOS: Cinema de Animação e Artes Digitais – Campus Pampulha, Belo Horizonte
ÁREA DO CONHECIMENTO: Linguística, Letras e Artes
PRINCIPAIS DISCIPLINAS:
O curso Cinema de Animação e Artes Digitais é constituído por disciplinas de conhecimentos básicos desses dois campos e por grade de disciplinas optativas de cada área. As aulas práticas são ministradas em caráter intensivo, possibilitando maior imersão do estudante nas disciplinas. Os alunos podem escolher uma das áreas do curso ou traçar percurso híbrido, o que proporciona desenvolvimento de perfil profissional versátil.
ÁREA DE ATUAÇÃO:
O profissional da Animação e das Artes Digitais deve ser criativo, ter capacidade adaptativa e senso colaborativo, além de dominar linguagens variadas, que envolvem desde a linguagem cinematográfica até a produção artística em novas tecnologias. A realização de filmes e a mídia publicitária são os setores que mais absorvem profissionais formados em Animação. No que se refere às Artes Digitais, é possível desenvolver jogos eletrônicos, projetos artísticos para celulares, sites e softwares interativos promocionais, projetos educacionais interativos, entre outros. As redes que conjugam internet, celulares e outras mídias móveis são alguns dos focos de mercado nessa área.
DURAÇÃO:
9 semestres
FORMA DE SELEÇÃO:
A seleção para as vagas do curso ocorre por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e Vestibular de Habilidades Específicas.
ESPECIFICIDADES:
O curso dá ao aluno variadas opções dentre suas três principais áreas: audiovisual, animação e artes computacionais. Por meio de ateliês práticos e também de pesquisas críticas sobre o meio artístico, o curso é multidisciplinar. Suas disciplinas envolvem estudos de percepção da imagem, expressão artística, matemática e programação computacional, todas voltadas para a linguagem das artes e às novas tecnologias. Desta forma, o estudante tem a liberdade de se aprofundar no campo com o qual se identifica mais, seja o cinema, a fotografia, a produção cultural ou jogos e aplicativos.
LINKS EXTERNOS:
Site doc urso: https://www.eba.ufmg.br/caad/
Velho Chico, 2014, livro digital do Prof. Chico Marinho: http://1maginari0.art.br/arquivos/FinalSF.mp4.
Da concepção do Prof. Chico Marinho, o livro digital O Velho Chico consiste em uma coleção de 3 livros para serem lidos por meio de rolagem digital.
Fogo-Gelo (2020), performance audiovisual de Sandro Benigno. Performance sonora realizada por Sandro Benigno na disciplina Sistemas Musicais Interativos (2020-1) a partir de um código em Processing. Eventos são manipulados em tempo real. http://www.1maginari0.art.br/arquivos/SandroMantra_FogoGelo.mp4
Curta metragem em animação Yari – https://drive.google.com/file/d/1r6etOV4DoXnWziLSYMJh-Z5cEE2ej7uh/view?usp=sharing
Curta metragem em animação Lúmen – https://drive.google.com/file/d/19IrlHZeRjNmcwue6Y7Dgkk8MdtIOf0a9/view?usp=sharing