ICA – UFMG campus Montes Claros. Foto: Lucas Braga UFMG

A UFMG está presente no norte de Minas Gerais por meio do Instituto de Ciências Agrárias (ICA). Os cursos de graduação e pós-graduação ofertados pelo campus Montes Claros fornecem conhecimento específico para atender às atividades comerciais, agropecuárias, industriais e extrativas dessa região do semiárido. 

Ao todo, 240 vagas são ofertadas anualmente, além de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária que resgatam os saberes tradicionais das populações locais e colaboram para o desenvolvimento social e educacional da região.

Cursos ofertados pelo ICA:

Graduação:

Agronomia, Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia. 

Pós-graduação:

Recursos Hídricos e Ambientais e Residência Agrária (especialização), Produção Animal, Produção Vegetal  e Sociedade, Ambiente e Território (mestrado) e Produção Vegetal (doutorado).

Formas de ingresso 

O processo de admissão na Universidade ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem participar todos os concluintes do ensino médio que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Sisu, além das vagas de ampla concorrência, os estudantes podem ingressar por meio de uma das oito modalidades de reserva diferentes com entrada única para o primeiro semestre de cada ano. 

Assistência Estudantil  

Estudantes que pretendem iniciar a sua primeira graduação e necessitam de algum apoio para a sua permanência na Universidade podem pleitear acesso à Política de Assistência Estudantil da UFMG. 

Elaborada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e executada pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), a política de assistência promove o acesso à alimentação, à moradia, à saúde, ao transporte, garantindo aos discentes condições para a conclusão do curso.

Entre os programas de assistência oferecidos no campus Montes Claros, destacam-se: 

Moradia Universitária

Estudantes em vulnerabilidade social que residem fora de Montes Claros contam com a Moradia Universitária, que comporta 108 residentes. 

Programa de alimentação 

O campus Montes Claros também oferece o Programa de Alimentação em seu Restaurante Universitário (RU). Os benefícios variam do subsídio parcial do valor da refeição até a gratuidade, dependendo do nível de assistência em que o estudante está enquadrado.

Auxílio Transporte

Os estudantes regularmente matriculados e frequentes no ICA podem fazer parte do Programa Auxílio Transporte que oferece o benefício mensalmente em Montes Claros. 

Assistência à saúde

Aos estudantes assistidos pela Fump, o ICA oferece atendimento psicológico e odontológico gratuito na sede da UFMG de Montes Claros. Além disso, também é oferecido atendimento médico na “Casa de Saúde”, localizada no próprio campus, ou ainda na Unidade de Saúde de referência do estudante.

Espaços, Pesquisa e Extensão

Para inserir a UFMG no contexto socioeconômico do Norte de Minas Gerais, o campus agrega atividades de ensino e pesquisa que dialogam com os diferentes espaços do Instituto. Entre elas, destacam-se a produção e colheita de feijão na Fazenda Experimental, que fornece em média 400 kg de feijão por mês para o Restaurante Universitário, além de contribuir para a manutenção do espaço com o recurso da venda do excedente.

Além disso, a Fazenda Experimental Professor Hamilton de Abreu Navarro (FEHAN) do ICA abrigam atividades de bovinocultura e agricultura, que apoiam e colaboram com o desenvolvimento institucional e a realização de cursos, estágios, seminários, visitas técnicas e dias de campo. 

O campus dispõe também de dois prédios de pesquisa em ciências agrárias, laboratórios de ensino, pesquisa e uma biblioteca universitária, que contribuem para a construção e o desenvolvimento do conhecimento na região de Montes Claros.

A presença da UFMG em Montes Claros transcende as atividades acadêmicas e é marcada por ações de extensão que alcançam a comunidade local, como o Cursinho Comunitário do ICA, o UFMG “ComunICA”, que auxilia estudantes de baixa renda a ingressarem no ensino superior, projeto de incentivo à agricultura familiar por meio da elaboração de produtos à base de amêndoa de macaúba, o programa “Pecuária do Sertão”, que visa aprimorar e capacitar produtores, estudantes e técnicos em práticas de produção pecuária para o Norte de Minas Gerais, e o projeto de apoio a agricultores familiares do Norte de Minas Gerais em atividades de produção, higiene e saúde pública.

Saiba mais sobre as atividades do campus da UFMG em Montes Claros no Portal Instituto de Ciências Agrárias