CURSOS: Bacharelado em História – Campus Pampulha, Belo Horizonte
ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências Humanas
PRINCIPAIS DISCIPLINAS:
Criada institucionalmente no segundo semestre de 1957 e começando a funcionar de forma independente a partir do primeiro semestre de 1958, a graduação em História forma professores (na modalidade Licenciatura), pesquisadores e assessores culturais (na modalidade Bacharelado, embora também o faça na Licenciatura).
ÁREA DE ATUAÇÃO:
Os pesquisadores atuam em instituições públicas e privadas, sobretudo de preservação do patrimônio histórico e cultural, desenvolvendo investigações históricas. Os assessores culturais fazem-se presentes em empresas e órgãos públicos, assim como em entidades privadas vinculadas à difusão cultural. Os professores, que podem desenvolver as atividades dos pesquisadores, têm como especificidade a atuação nos ensinos fundamental e médio.
DURAÇÃO:
8 semestres
FORMA DE SELEÇÃO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
ESPECIFICIDADES:
A graduação em História forma bachareis e licenciados, admitindo 88 alunos por ano, em duas entradas semestrais. Nos primeiros períodos, os alunos de Bacharelado em História cursam matérias nas áreas de História do Mundo e História do Brasil. A partir do quarto período, o estudante é introduzido às disciplinas de pesquisa histórica e outras disciplinas profissionalizantes, que são priorizadas.
LINKS EXTERNOS:
Site do curso: http://historia.fafich.ufmg.br/depto/grad.php
Vídeo sobre o curso: https://www.youtube.com/watch?v=tOnNeMNzwvQ