CURSOS: Publicidade e Propaganda – Campus Pampulha, Belo Horizonte

ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências Sociais Aplicadas

PRINCIPAIS DISCIPLINAS: 

Nos períodos iniciais, o estudante tem contato com disciplinas introdutórias sobre comunicação, mídias, linguagem e cultura. Além das disciplinas de seu percurso, o aluno pode transitar pelas de outros cursos da área de Comunicação Social – Jornalismo e Relações Públicas – e outras áreas de conhecimento como a fotografia e o design gráfico. 

ÁREA DE ATUAÇÃO: 

O curso de graduação em Publicidade e Propaganda tem o objetivo de formar profissionais com capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e as suas inserções culturais, políticas e econômicas; habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade do mundo contemporâneo; compreensão da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem; competência para o planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria.

DURAÇÃO: 

8 semestres

FORMA DE SELEÇÃO:

A seleção para as vagas do curso presencial ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

ESPECIFICIDADES: 

O curso é diurno. Para além das disciplinas técnicas profissionais, o curso de publicidade e propaganda da UFMG proporciona o entendimento da publicidade como um saber que produz transformações culturais, redefine identidades e formas de pertencimento. Portanto, tem entre seus objetivos apresentar ao aluno a responsabilidade social de se fazer comunicação na sociedade contemporânea.

LINKS EXTERNOS: 

Site da UFMG https://ufmg.br/cursos/graduacao/2700/91237 

Site do curso: http://www.fafich.ufmg.br/dcs/graduacao/publicidade-e-propaganda/ 

TCC do curso: https://youtu.be/vbISBF5_52g 

Projeto de extensão “Como ler infográficos?”. A Identidade visual foi criada por um aluno de PP

https://comolerinfograficos.fafich.ufmg.br/ 

https://twitter.com/lerinfograficos 

https://www.instagram.com/comolerinfograficos/ 

Selo do PPGCOM

O projeto gráfico dos livros foi elaborado pelo Atelier e coordenado pelo Bruno Martins. Podem pegar qualquer um dos livros disponíveis no site.

https://seloppgcom.fafich.ufmg.br/novo/ 

Documentário sobre grafiteiras negras de BH e RM foi feito por Laryssa Helena e Ludmilla Cabral, duas alunas de PP. Orientação: Laura Guimarães Corrêa e Ana Karina de Carvalho Oliveira. https://www.youtube.com/watch?v=yqWt8uAcDC0 

Produções do Projeto de ensino Estruturante Labcon: http://labcon.fafich.ufmg.br/