Área: Ciências Humanas

Cidade: Belo Horizonte

Local: Pampulha

Turno: Noturno

PÍLULAS MOSTRA SUA UFMG

 

SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS: 

As disciplinas ministradas no curso são orientadas por um eixo comum: a análise de como os elementos água, ar, terra e fogo (neste caso, a energia), são manuseados e apropriados por dimensões políticas, históricas e culturais.

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG: 

Pelo caráter interdisciplinar, as disciplinas abrangem diversas áreas do conhecimento (como ciências biológicas, economia e engenharia), todas voltadas para a compreensão das questões socioambientais. Além disso, mais de um terço do percurso curricular é composto por optativas, o que permite ao aluno aprofundar sua formação em uma área de maior interesse, como biologia da conservação, antropologia e meio ambiente, recuperação de áreas degradadas ou demografia.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG: 

O curso de Ciências Socioambientais  forma profissionais com habilidades para elaborar, analisar, acompanhar e executar projetos relacionados ao meio ambiente, incorporando as perspectivas sociais, culturais, históricas e políticas das relações entre sociedades e ambientes. O bacharel em Ciências Socioambientais pode atuar em organizações que lidam com o meio ambiente, seja na esfera do governo ou no terceiro setor. Além disso, também pode desenvolver pesquisas científicas.

DURAÇÃO: 

8 semestres

FORMA DE INGRESSO:

A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e ufmg.br/prograd/seriado.

CONTEÚDO RECOMENDADO:

Site do curso: http://www.fafich.ufmg.br/socioambientais/ 

Vídeo “O que faz o cientista socioambiental?”: https://www.youtube.com/watch?v=MHxbOiqB5yU