Processo Seletivo de Avaliação Seriada

Na sessão realizada no dia 16/04/2024, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFMG manifestou-se unanimemente favorável à proposta de diretrizes para implantação de um processo seletivo de avaliação seriada como forma adicional de ingresso nos cursos de graduação da UFMG. Assim, são compartilhadas aqui informações relevantes tanto para continuidade da discussão ampliada da proposta até análise e deliberação final pelo Conselho Universitário, quanto para, em caso de aprovação, planejamento da implantação do novo processo seletivo.

O que é um processo seletivo de avaliação seriada?

Um processo seletivo de avaliação seriada (PSAS) é uma forma adicional de seleção de candidatos aos cursos de graduação ao longo de três anos consecutivos, o que permite, por exemplo, que o candidato possa iniciar o processo ainda no primeiro ano do Ensino Médio. Por adicional, entende-se que apenas um percentual das vagas iniciais seria ofertado por essa forma de seleção, sendo necessária a coexistência de outro processo seletivo (como o atual que faz uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)). Assim, a Universidade se apresenta para os estudantes do Ensino Médio de forma gradual e progressiva e permite que o candidato possa ter duas possibilidades para acessar o ensino de graduação a cada ano. 

O candidato realiza a 1ª etapa do processo seletivo no ano 1 e faz uma prova sobre o conteúdo do 1º ano do Ensino Médio. No ano seguinte (ano 2), o mesmo candidato, desde que aprovado no 1º ano na escola onde cursa o Ensino Médio, habilita-se para realizar a 2ª etapa do processo seletivo e faz uma prova sobre o conteúdo do 2º ano do Ensino Médio. O chamado ciclo seriado se encerra quando, no ano 3, o candidato, finalmente, escolhe o curso de graduação que planeja ingressar e participa da 3ª etapa do processo, observando-se as mesmas condições que foram necessárias para habilitá-lo a fazer a 2ª etapa. Um novo ciclo seriado é encerrado a cada ano, quando serão realizadas simultaneamente as 3 etapas do processo, cada uma delas pertencente a um ciclo diferente. A organização do seriado tem como referência os três anos do Ensino Médio na organização dos ciclos de avaliação, no entanto, abrange como público tanto os estudantes do Ensino Médio quanto os candidatos egressos e também aqueles provenientes da Educação de Jovens e Adultos.

Documentos importantes

Histórico da construção coletiva da proposta

Para construção coletiva de uma proposta de processo seletivo de avaliação seriada, foram realizadas as seguintes ações e eventos, incluindo reuniões de órgãos colegiados ou seminários e audiências públicas, de outubro de 2019 a abril de 2024:

  • 19/10/2019 – A Reitora da UFMG nomeou Comissão, por meio da Portaria UFMG No 249/2019, para avaliar o impacto da adesão da UFMG ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2011 e ao Sistema de Seleção Unificada  (SiSU) a partir de 2014.
  • 20/01/2021 – A Comissão finaliza o relatório intitulado “Relatório da Comissão de Avaliação do Processo Seletivo para Vagas Novas em Cursos de Graduação da UFMG”, apontando a necessidade de mudanças no processo seletivo de vagas iniciais  de cursos de graduação na UFMG e apresentando alguns princípios norteadores para tais mudanças.
  • 11/05/2023 – Inicia-se a análise do relatório supracitado na CG e delibera-se pela necessidade de ampliação e aprofundamento da discussão.
  • 18/05/2023 – A discussão ampla é iniciada com participação do Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em reunião da Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic).
  • 01/06/2023 – Em reunião ampliada da CG, com membros titulares e suplentes, para a qual também foram convidados representantes dos Colegiados e Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos de graduação, chefes dos Departamentos Acadêmicos, diretores de Unidades Acadêmicas e gestores de diversos setores da Administração Central e os membros da Comissão instituída pela Portaria UFMG No 249/2019, apresenta-se proposta de diretrizes e cronograma para avaliação dos processos seletivos de ingresso nos cursos de graduação da UFMG.
  • 22/06/2023 – O debate é levado ao CEPE que aprova diretrizes e cronograma para discussão de uma proposta de processo seletivo de avaliação seriada na UFMG. Mais informações na matéria: “UFMG abre discussões de avaliação dos processos seletivos para a graduação” .
  • 18/08/2023 – A Reitora da UFMG nomeou um Grupo de Trabalho (GT), por meio da Portaria UFMG No 7.367/2023, para produzir estudo comparativo sobre possibilidades de processos seletivos de avaliação seriada (PSAS) e proposta de diretrizes para possível implementação de um PSAS na UFMG.
  • 21/08/2023 – É realizado o evento público “Processos de avaliação seriada para ingresso no ensino superior: relatos de experiências” com participação de gestores da UnB e UFJF. Mais informações em: “Avaliação seriada para ingresso na graduação é adotada há mais de duas décadas na UnB e na UFJF”.
  • 16/10/2023 – Inicia-se no campus Montes Claros uma série de quatro audiências públicas para apresentação e discussão dos resultados preliminares das análises e proposições elaboradas pelo GT. Mais informações em: “Audiência em Montes Claros debate processo seriado na graduação”.
  • 22/11/2023 – Realiza-se audiência pública no campus Saúde. Mais informações em: “Campus Saúde recebe segunda audiência pública sobre processo seriado na UFMG”.
  • 29/11/2023 – Realiza-se audiência pública no campus Pampulha para toda comunidade universitária. 
  • 30/11/2023 – O GT instituído pela Portaria UFMG No 7.367/2023 apresenta uma síntese de seus estudos e propostas durante reunião da CG.
  • 05/12/2023 – Realiza-se audiência pública no campus Pampulha para a qual foram convidados representantes das escolas públicas e privadas da Educação Básica. Mais informações em: “Professores da educação básica avaliam proposta de implantação de seleção seriada”.
  • 21/12/2023 – A partir dos debates realizados nas cinco datas acima, o GT finaliza o relatório intitulado: “Estudo comparativo sobre possibilidades de processos seletivos de avaliação seriada e proposta de diretrizes para possível implementação desse processo na UFMG”.
  • 29/02/2024 – Inicia-se a análise e a discussão do relatório supracitado na CG, começando por uma análise comparativa geral e pela proposta de objetivos. Como encaminhamento, propõe-se elaborar o presente documento que sintetiza propostas de diretrizes para implantação de um processo seletivo de avaliação seriada na UFMG.
  • 07/03/2024 – Continua-se o debate na CG com foco na estrutura das avaliações para um processo seletivo de avaliação seriada.
  • 28/03/2024 – Encerra-se o debate na CG com foco na operacionalização de processo seletivo de avaliação seriada na UFMG.
  • 16/04/2024 – O CEPE analise a se manifesta unanimemente favorável à proposta de diretrizes para implantação de um processo seletivo de avaliação seriada para ingresso nos cursos de graduação da UFMG, que segue para análise e deliberação final pelo Conselho Universitário.

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